<

Ir para conteúdo



Foto

Tutor Guide


  • Tópico fechado. Este tópico está fechado
27 respostas neste tópico

#1
Tafs

Tafs

Tutor Guide

[Tradução/Adaptação de Tibia.com]


Tradução por Tafs
Revisão por Equipe PortalTibia

Índice:
1 O que são Tutores?
2 O que é esperado de Tutores?
3 Código de Conduta para Tutores
4 Carreira como Tutor
5 Reports de bugs
6 Name Reports
7 Reports no Fórum
8 Reportando Declarações
9 Guia Rápido: Índice de Teclas Rápidas e Funções de Report do client

-----------------------




1 O que são Tutores?


Tutores são jogadores experientes que conhecem muito bem o jogo e a documentação, como por exemplo o manual e as Regras do Jogo. Eles ajudam outros jogadores à encontrar seu caminho quando respondem perguntas no Help Channel e dando conselhos gerais. Ao contrário de gamemasters, tutores não forçam jogadores à seguir as regras. Se eles encontrarem alguém que infringe alguma regra, eles devem reportar a violação como qualquer outro jogador comum. No entanto, tutores podem reportar bugs do jogo diretamente, e também podem reportar nomes ilegais dados aos personagens. Senior Tutors podem reportar declarações inapropriadas nas seções do fórum, dos channels públicos até o tutor channel. Todo o resto está sob a jurisdição de gamemasters. Jogadores podem contatar tutores que estão online abrindo o help channel. Em uma alternativa, eles podem contatar os mesmos pelo support boards, no fórum oficial.

Note que tutores não são representantes oficiais da CipSoft ou gamemasters. Eles não estão autorizados à dar ordens aos jogadores, e acima de tudo eles não devem perguntar informações de contas. Declarações dadas por tutores devem ser entendidas como sugestões ou opiniões pessoais, assim como qualquer outro jogador. A CipSoft não pode garantir que todas as declarações estão corretas, e eles podem ter que dar explicações à CipSoft ou gamemasters à qualquer hora. Sempre tenha em mente que um tutor é um jogador comum, assim como você!

#2
Tafs

Tafs
2 O que é esperado de Tutores?

2.1 Qualificações Necessárias

Para se tornar um tutor em Tibia você deve ser um jogador experiente. Os seguintes requerimentos são exigidos:

- Você deve ter jogado Tibia por pelo menos três meses. Além disso, você deve ter pelo menos um personagem de level 20 ou superior em sua conta.
- Seu criminal record deve ser totalmente limpo. Não pode haver nenhuma entrada sequer.
- Sua conta deve ser registrada e você deve ter tido premium time em sua conta pelo menos uma vez.
- Você não deve ter sido demitido desonrosamente como um Tutor antes.
- Você precisa possuir um conhecimento profundo do jogo assim como a documentação oficial. Além disso, você deve ter um conhecimento decente da língua inglesa para poder responder à perguntas de jogadores de uma forma que seja compreensível. Para provar suas habilidades com a língua inglesa e provar os seus conhecimentos sobre o jogo você deve realizar um teste intitulado Tutor Exam. Você encontrará todo o conhecimento necessário nas seguintes seções do site oficial.
~ Regras do Jogo
~ Começo Rápido (Quickstart)
~ Manual
~ FAQ
~ Dicas de Segurança
~ Criaturas
~ Magias
~ Tabela de Experiência
~ Mapas
~ Sobre a CipSoft
~ Guia de Tutores
- Você não pode ter falhado no exame em pelo menos dois meses.

Para se tornar um senior tutor existem requerimentos adicionais e que você pode visualizar na seção Promoção à Senior Tutor [4.3].

2.2 Deveres

a) Tutores respondem questões relacionadas ao jogo
A função mais comum e importante de um tutor é responder questões feitas por jogadores sobre os controles do client e o gameplay em geral, o uso de contas e o site oficial. Eles devem responder fielmente e corretamente utilizando o melhor de seu conhecimento. Eles devem avisar jogadores sobre as regras do jogo, mas a opinião deles não expõe necessariamente a opinião da CipSoft. Note que tutores não são autorizados à responder questões relacionadas ao conteúdo do jogo, como por exemplo quests e suas soluções. Geralmente tutores devem responder utilizando como base alguma parte de alguma documentação oficial, ou utilizando a própria opinião deles.

b) Tutores checam ambos Help Channel e Support Boards regularmente
O help channel é onde jogadores podem contatar tutores no jogo.
Conseqüentemente, tutores devem sempre ficar de olho nele. Se um tutor vê que não há mais nenhum tutor ativo no help channel, ele ou ela deverá estar preparado(a) para assumir todas as dúvidas que forem feitas. Tutores além de checar o help channel devem também checar as seções de supporte (support boards) regularmente para checar se há dúvidas que precisam ser respondidas.

c) Tutores checam o Tutor Board e o Tutor Channel regularmente
Tutores tem uma seção especial onde eles podem aprender e discutir com outros jogadores as dúvidas dos mesmos. Todos os tutores devem ter certeza de dar uma olhada nesta seção agora para ficarem atualizados sobre qualquer informação. Tutores devem seguir um exemplo dado no tutor board para manter o mesmo organizado. Gamemasters devem checar esta seção regularmente e podem dar avisos aos tutores ou responder perguntas. Além do tutor board, tutores podem usar um channel especial durante o jogo para discutir perguntas difíceis e problemas com outros tutores.

d) Tutores reportam Bugs
Tutores que souberem algo sobre algum bug ou encontram um devem fazer um relatório detalhado e reportá-lo à CipSoft. Para isso a função de reportar bugs do client deve ser utilizada. Ela pode ser acessada pressionando a combinação Ctrl+Z. Note que tutores devem reportar bugs atuais e não confundí-los com fraquezas do jogo. Somente tutores podem utilizar o comando Ctrl+Z, jogadores normais não tem acesso à isso. Para uma descrição detalhada veja a seção bug reports [5].

e) Tutores reportam nomes ilegais
Tutores reportam nomes de personagens que violam as regras do jogo para o customer support usando uma interface especial do client que está disponível somente para tutores e gamemasters. Note que isso não irá afetar o personagem reportado de nenhuma forma até que o nome seja analisado e aprovado pelo customer support. Assim que um nome reportado for confirmado, o personagem não poderá entrar no jogo e o jogador deverá escolher um novo nome na página da conta no site oficial. Note que tutores não devem reportar nomes que não violam as regras do jogo. Eles sempre devem adicionar um comentário ao nome reportado explicando o por quê do nome ser ilegal, por exemplo: traduzindo os nomes para outras linguagens. Para uma descrição detalhada veja a seção Name Reports [6].

f) Senior Tutors reportam posts e tópicos com conteúdo ilegal/ofensivo no fórum
Senior Tutors reportam posts e tópicos inapropriados, ou que violam as regras do jogo, para o customer support. Para utilizar essa função de report, senior tutors devem estar logado com sua conta no fórum. Note que, diferente de nomes reportados, se um post for reportado, a conta do jogador que postou o tópico/post que foi reportado será deixada muda no fórum temporariamente, então o jogador não será capaz de postar nada mais ou editar nenhum post no fórum até o customer support decidir a ação apropriada. Note que tutores não devem reportar posts ou tópicos que não violam as regras, especialmente se o jogador em questão pode ser avisado e ter a conta muda injustamente. Eles devem sempre adicionar um comentário ao post ou tópico em questão, explicando o por quê do post ou tópico estar contra as regras. Para uma descrição detalhada veja a seção board reports [7].

g) Senior Tutors reportam declarações inapropriadas nos public channels
Senior Tutors reportam declarações que violam as Regras do Tibia nos public channels e no tutor channel ao customer support. Para realizá-lo, eles devem usar a mesma interface no client que utilizam para reportar um nome ilegal. Note que uma declaração reportada não afetará o personagem que foi reportado de forma alguma até que o report seja processado pelo customer support e seja decidido a punição pela infração. O customer support vê o contexto de cada declaração reportada para evitar desentendimentos. Senior Tutores devem reportar somente violações graves e óbvias de regras. É necessário que eles adicionem um comentário ao report, explicando o por quê da declaração ser contra as regras, por exemplo: traduzindo a declaração para outra lingua. Para uma descrição detalhada veja a seção statement reports [8].

h) Tutores observam o Código de Conduta
Tutores devem agir em uma apropriada, digna e respeitável forma para manter sua posição. Existe um código de conduta que tutores devem seguir quando forem se comunicar com outros jogadores.

2.3. Limitações

As obrigações de um tutor são um pouco limitadas. É importante ter em mente que há uma quantidade significativa de direitos que tutores não possuem:

a) Tutores não obrigam jogadores à seguir as regras
O cumprimento das regras do jogo é monitorado exclusivamente por gamemasters. Somente eles podem intervir em uma violação de regra. Tutores, por outro lado, não podem impor banimentos ou anotações à contas de jogadores, e eles não devem ameaçar fazê-lo.

b) Tutores não são autorizados à interrogar jogadores
Claro que, jogadores podem escolher entre ficar calados ou responder à uma ou mais perguntas de tutores se acharem que isso pode ajudar a resolver o problema ou dúvida. No entanto, não existe nenhuma regra que obrigue jogadores à responder tutores - o jogador pode negar a qualquer hora. Acima de tudo, jogadores devem ter em mente que qualquer tentativa de obter acesso à alguma informação de conta de outro jogador é uma séria violação das regras.

c) Tutores não são necessariamente representantes da CipSoft ou Gamemasters
Sob nenhuma circunstância um tutor deve levar a outro jogador à acreditar que ele ou ela está agindo pela CipSoft ou gamemasters. Personificar um gamemaster ou um membro da CipSoft é uma violação grave das Regras do Tibia.

d) Tutores não devem abusar das funções de report
Mesmo que name reports ou declarações ofensivas não signifiquem conseqüências imediatas ao personagem reportado, eles causam um trabalho desnecessário ao customer support. Senior tutors devem ser mais cuidadosos ainda quando forem reportar tópicos ou posts no fórum oficial, sendo que este report afeta o personagem reportado na hora. Todos os tutores que freqüentemente ou intencionalmente enviam reports falsos irão perder sua posição.

#3
Tafs

Tafs
3 Código de Conduta para Tutores

a) Ser educado
Alguns jogadores podem ser rudes e irritantes. Nunca leve isso à sério. Se uma pessoa prova ser extremamente irritante, ignore-a ao invés de se envolver em algum argumento desnecessário. Mantenha um nível educado e neutro de conversação com jogadores assim como para com seus companheiros tutores. Lembre-se que você deve agir e lidar com problemas como um profissional.

b) Seja calmo
Não seja agressivo em suas respostas. Fique calmo. Responda somente uma questão por vez e pense cuidadosamente. Se você pressentir que deve sair do jogo logo, é melhor deixar essa pergunta de última hora para um colega responder para você do que responder errado ou com pressa.

c) Seja claro
Alguns jogadores podem tentar envolver você em uma discussão. A não ser que você possua energia e tempo de sobra, você não deve encorajar tais jogadores. Tente identificar a pergunta e a resposta de uma forma clara e resumida, uma declaração coesa. Se você notar que uma conversa com um jogador se torna em um chat, passe-o para o game-chat channel.

d) Seja preciso
Sempre tenha em mente que a linguagem tem uma posição problemática em Tibia. Tutores devem ter certeza de que jogadores irão entender o que eles estão dizendo. Quando for falar com um jogador, se expresse de uma forma correta, com um inglês correto e utilizando frases que sejam simples de serem compreendidas. Se você encontrar um jogador falando a mesma língua que você e essa língua não for inglês, você deve "trocar" e falar em inglês. No entanto, no caso de você não ter outra alternativa, você deve passar a dialogar com o jogador no RL-Chat ou então via mensagem privada.

e) Seja objetivo
Mesmo que tutores não ajam como representantes oficiais da CipSoft ou gamemasters, as pessoas irão ouvi-lo cuidadosamente quando você falar, e se elas perceberem que você está falando mal, não sendo educado, entre outras coisas, sua reputação irá despencar. Use seus sentimentos, se você sentir que não é capaz de responder à uma pergunta, passe-a para um colega tutor.

f) Esteja informado
Várias questões irão ser feitas à você, e você deve estar preparado para responder a maioria delas sem ter que olhar a resposta em outro lugar. Tenha conhecimento de toda a documentação e tente responder tão bem quanto você puder. O FAQ irá dar à você exemplos de respostas para problemas comuns. Ajude o jogador e à você mesmo referindo o jogador à parte correspondente da documentação. Se você não tem certeza sobre uma resposta, passe-a à uma pessoa que possa respondê-la melhor que você. Se você se depara com um novo problema, você deve discutir no tutor channel ou no tutor board antes.

g) Respeite à todos e principalmente à seus superiores
Mesmo que tutores tenham funções especiais, que outros jogadores não possuem, eles são considerados como jogadores normais como qualquer outro. Tenha em mente que gamemasters tem uma autoridade maior considerando qualquer tipo de informação que jogadores possam perguntar sobre. E eles são as pessoas corretas para você esclarecer suas dúvidas sobre Tibia por você mesmo. Se um gamemaster lhe dá um conselho, você deve segui-lo. Mantenha uma atitude respeitável diante de outros tutores e gamemasters, ambos são os mesmos no fórum e no jogo. E finalmente, guarde seus conselhos e discussões para a seção de tutores no fórum ou para o tutor channel no jogo, e não provoque discussões desnecessárias.

h) Seja um exemplo de bom jogador
Lembre-se que tutores continuam sendo jogadores comuns, jogadores irão prestar atenção na forma que tutores se comportam no jogo. Você deve ao menos tentar dar um bom exemplo para seus colegas de jogo. Jogue de forma justa e se certifique que você está seguindo as regras à todo momento. Se você violar as regras, você irá perder sua posição como tutor caso algum gamemaster lhe dê alguma punição.

#4
Tafs

Tafs
4 Carreira como Tutor

4.1 Como aplicá-la
a) Cheque os requerimentos
Cheque o perfil de sua conta e compare ele com a lista de qualificações requeridas. Se você ver que um ou mais requerimentos estão faltando/não estão sendo cumpridos, você não poderá ser tutor. Não fique desapontado. Lembre-se que a página da sua conta é editável e as entradas em seu criminal record são apagadas com o tempo, dependendo da infração. Dê um tempo e você ainda poderá se tornar um tutor.

b) Certifique-se que está preparado
Se você não estiver preparado, nós recomendamos que você continue estudando. Você precisa saber muito sobre o jogo e as documentações para realizar o teste para se tornar tutor, mas acima de tudo ser capaz de ajudar os jogadores.

c) Aplique o teste em sua conta
Faça login em sua conta no site oficial e clique em "Become Tutor".

d) Faça o Exame de Tutor

O Exame de Tutor é um teste realizado para testar seus conhecimentos em Tibia. Você precisa responder 20 questões de múltipla escolha em 45 minutos. Note que uma vez que você começou o exame, o procedimento não pode ser parado. Se uma ou mais questões não forem respondidas corretamente, você não passará no exame.
As questões são escolhidas aleatoriamente, então dois testes nunca serão os mesmos. Você vai notar que cada questão tem uma variedade de opções de respostas. Leia cada pergunta cuidadosamente, e selecione nenhuma, alguma, ou algumas das respostas sugeridas. Para passar no exame você não pode errar nenhuma vez sequer. No entanto, você não precisa se preocupar porque toda a informação necessária para passar pode ser encontrada na lista de leituras recomendadas logo no começo desse guia.
Aqui temos um exemplo de questão, para dar uma idéia do tipo de questão que você encontrará no teste: Qual dos seguintes nomes de personagens violam as Regras do Tibia? Esta questão será precedida de uma lista com diferentes nomes de personagens. Você deve identificar os nomes que são ilegais e selecionar na opção ao lado de cada um. Novamente, tenha em mente de que é possível que nenhuma das respostas esteja correta.
Assim que você tiver respondido todas as questões, clique em "Submit". Suas respostas serão checadas. Se houver um erro, você será reprovado. Você deverá então esperar dois meses para realizar o teste novamente.

e) Aceitar o Acordo de Tutor
Se você tiver respondido todas as questões corretamente, você passará no exame e para se tornar um tutor deverá concordar com alguns termos. Por favor, leia-os cuidadosamente.

Este acordo descreve os termos que você deverá aceitar para exercer o cargo de um "tutor" no jogo online Tibia.

Sendo um tutor, você continua sendo um jogador comum como outros, mas que foi confiado uma função especial. Você tem um número limitado de direitos para para exercer sua posição. No entanto, você tem outros direitos, que são detalhados neste guia. Em particular, você não tem status legal para representar a empresa CipSoft GmbH. O Acordo de Serviço de Tibia, que é mostrado quando você cria sua conta, continua valendo para os tutores completamente.

Tutores não são representantes da CipSoft. Você não deve tentar representar a mesma. Além disso, você não deve obrigar jogadores à seguir as Regras do Tibia, somente sugerí-las. Tutores não devem ameaçar outros jogadores, caso contrário estarão sujeitos à punição pelos gamemasters ou pela própria CipSoft.

Se você aceita as condições e termos, confirme clicando no botão correspondente. Parabéns! Agora você é um tutor.


4.2 Como Tutores são monitorados
a) Checagem a Atividade
Sua atividade como tutor é checada automaticamente. Se você não responder um número de questões no help channel ou enviar poucos reports em um período de oito semanas, você será considerado inativo. É claro, você é livre para tirar uma folga pequena quando quiser. Quando você é considerado ativo em sua posição e tira uma folga ou não pode entrar no jogo para exercer sua função por 3 ou 4 semanas, é claro que você não será considerado inativo só por causa disso.

b) Checagem de Qualidade
A qualidade de seu trabalho será monitorada pelo customer support. Se você enviar um report falso ao customer support, você poderá em alguns casos severos receber uma penalidade, o tão conhecido bad report. No entanto, somente os reports que estão claramente fugindo das regulamentações serão penalizados. Se você conhece as regras bem e aplica elas juntamente com o melhor de seu conhecimento, você não precisa ter medo de receber um bad report. Se você está em dúvida quanto à um report, faça-o normalmente, dando sua opinião em seu comentário sobre o report. O customer support irá deletar o report, e você pode assumir seguramente que nenhum bad report será dado à você.
Nota: Bad reports não são deletados na ficha de tutores, mas uma vez que se passaran oito semanas contando a partir do dia que o report foi dado ao tutor, este não será mais contado pelo sistema de avaliação.

4.3 Promoção à Senior Tutor
Um senior tutor é em todos os aspectos um tutor. Significa que senior tutores não têm direitos especiais além dos de um tutor comum. Um senior tutor tem os mesmos deveres de um tutor. Senior tutores reportam bugs e nomes de personagens que violam as regras do jogo. Senior tutores também reportam declarações inapropriadas que são feitas no fórum oficial e no jogo.

Para se tornar qualificado para possuir a posição de Senior Tutor você deve ser ativo como tutor por pelo menos três meses. Você também não pode ter recebido nenhum bad report na sua ficha de tutor nas últimas 8 semanas. Se você possuir um bad report em sua ficha de tutor, você deve, obviamente, esperar o report ficar inativo, o que demora 8 semanas após sua aplicação na ficha. Se você for qualificado, você será notificado com um email automaticamente gerado informando à você sua promoção para Senior Tutor.

4.4 Retiro e Demissão.

Se você sabe que não está ativo como deveria durante um período maior que oito semanas, você deve se reportar por estar fora dos padrões exigidos como tutor. Para fazê-lo vá até a página da sua conta e clique em "Retire as Tutor". Você será questionado a confirmar a operação clicando uma segunda vez. Se você desejar se tornar um tutor novamente, você deverá clicar em "Become Tutor". Você deverá passar no Exame de Tutor novamente.

Também é possível para um tutor ser demitido pela própria CipSoft. Razões para demissão incluem, mas não são limitadas à somente isso, inatividade, violações de regras e bad reports. Note que nem todas as demissões deverão ser consideradas desonrosas. Uma demissão por causa de inatividade, por exemplo, não significa muito. Se você for considerado inativo, você será demitido automaticamente. Você será capaz de realizar o Exame de Tutor novamente como qualquer outro jogador, mesmo após a demissão.

Nota: Estas regulamentações se aplicam também aos senior tutores. Se um senior tutor demitido quiser voltar ao cargo, ele ou ela deverá começar novamente como tutor, até atingir os requerimentos para se tornar um senior tutor.

As coisas são diferentes se você for demitido de uma forma desonrosa. Se isso acontecer, você não poderá se tornar um tutor novamente. Razões para uma demissão desonrosa incluem, o não comprimento da doutrina de um tutor, um banimento, muitos bad reports ou abuso da posição de tutor. A CipSoft tem o direito de demitir tutores a qualquer momento e sem dar explicações. Entenda que não é possível realizar um complaint para casos de demissão.

#5
Tafs

Tafs
5 Reports de bugs

5.1 Como Reportar Bugs
Quando você encontrar um bug ou um jogador informar você sobre um, você deve reportar ao customer support imediatamente. Bug Reports são feitos no jogo através de uma interface especial para isso, que só está disponível para tutores e gamemasters. Você só poderá utilizar esta interface usando a combinação Ctrl+Z. A interface de report de bugs consiste de uma janela de texto em que você deve entrar com a descrição do bug que você encontrou. Somente reports feitos desta maneira serão enviados diretamente para o departamento responsável.

A descrição deve ser a mais detalhada possível. Ela deve conter um pequeno resumo do bug, avaliando se é uma falha grave no jogo ou não, e mais importante, uma lista detalhada dos passos necessários para reproduzi-lo. Quando você reportar um bug você deve tentar focar somente na informação importante, as partes que são cruciais para entender o problema. Não é necessário colocar seu nome ou descrever a localização de seu personagem porque bug reports geralmente incluem o nome do personagem e também as coordenadas do mesmo no mapa. Por esta razão você deve mover seu personagem o mais próximo possível da área que foi afetada pelo bug antes de reportar o mesmo.

5.2 Guia para Reportar Bugs
a) Tome a Atitude Correta
Tutores devem sempre tomar uma atitude matura e racional quando identificam um bug. Não reporte estouvadamente. Não é necessário reportar tudo que não é coerente com aquilo que você sabe por experiência própria. Lembre-se que o jogo é uma fantasia, não idade média, tudo pode acontecer, e algumas coisas são realmente diferentes por aqui. Entenda que a CipSoft não pode dar recompensas por bugs reportados, então não pergunte por um. Mais importante, tenha em mente que a função Bug Report é reservada exclusivamente por bugs, então você não deve usá-la para reportar violações das regras do jogo ou nomes ilegais. E tenha em mente que: Abusar de bugs do jogo é uma violação grave das regras do jogo.

B) Verifique a existência dos Bugs antes de Reportar
Tenha certeza de que o que você está reportando é realmente um bug. Não confunda bug com fraqueza do jogo. Ao contrário de um bug, uma fraqueza não é um erro óbvio do jogo mas causam um certo efeito indesejado em alguma parte do jogo que não deveria ser assim. Logo: Não deve ser reportado como bug. Se você não tem certeza se você encontrou ou não um bug, você deve primeiro discuti-lo com seus colegas tutores no tutor channel ou na seção de tutores no fórum.

c) Faça um Report Coerente e Correto
Se seu report é sobre um bug no jogo, tenha certeza de que a posição de seu personagem é próxima ao possível bug. Se você não consegue chegar ao ponto onde há o bug por si só, inclua uma descrição de onde o bug está com relação à sua posição mais próxima do mesmo, exemplo: "dois campos ao sul daqui...". Se o bug que você está reportando não tem uma conexão a uma localização específica no mapa, você deve fazer seu report de onde você quiser. Mas nunca se esqueça de incluir passo a passo uma explicação de como reproduzir o bug. Faça-a mais detalhada possível e ao mesmo tempo a mais curta possível.

#6
Tafs

Tafs
6 Name Reports

6.1 Como reportar Nomes Ilegais
Quando você encontrar um personagem com um nome ilegal, ou um jogador informa você que há um personagem com nome ilegal, você deve reportá-lo ao customer support. Name Reports são feitos no jogo por meio de uma interface especial no client que está disponível somente para tutores e gamemasters. Você pode inicar essa função pressionando Ctrl+Y. Em uma alternativa, você pode clicar com o botão direito no personagem com nome ilegal ou então em uma frase dele em algum channel. Na primeira forma você deve clicar no personagem e selecionar "Rule Vilation" no menu que aparecerá. A interface de report de nomes e declarações ilegais consiste das seguintes partes:

*Nome
Digite o nome do personagem que você irá reportar. O nome será inserido automaticamente se você abrir a interface pelo menu de contexto.
*Declaração
Este campo ficará vazio se você utilizar a interface via Ctrl+Y ou abrindo ela pelo menu de contexto, ou em sua lista VIP. Se você iniciar a função pelo menu de contexto clicando na declaração, a declaração que você selecionou irá aparecer aqui. A declaração irá desaparecer assim que você selecionar a razão para o personagem ser banido por causa do nome, também conhecido como namelock.
*Razão
Declare aqui o porquê do nome estar violando as regras do jogo selecionando o motivo na lista que aparecerá. Se um nome violar muitas regras de uma vez, como uma frase de insulto, escolha a violação de regra que você achar mais séria. Você deve adicionar um comentário detalhado explicando o porquê de você ter escolhido esta opção. Aqui está uma lista de todos os motivos para um personagem ser banido por violar as regras de nome do Tibia.
1a) Nome Ofensivo
1b) Formato Inválido do Nome
1c) Nome Confuso ou inutilizável
1d) Nome com alguma outra violação de regra
*Ação
Selecione a ação "Name Report". Note que o report não será encaminhado para o customer support se nenhuma ação for selecionada.
*Comentário
Aqui você deverá escrever um comentário sobre o report que você fez, dando mais detalhes para futuras referências. Isso é especialmente necessário quando um nome não está violando as regras obviamente, porém tem um significado "oculto". Por exemplo, ao traduzir um nome de um personagem para uma língua estrangeira. Note que o comentário será mostrado no criminal record do jogador que violou a regra. Lembre-se de não dar nenhum comentário pessoal aqui, tenha certeza de que o comentário explica o porquê do nome ser ilegal.

6.2. Guia Básico para Reportar Nomes
a) Tome a Atitude Correta
Tutores devem ser tolerantes e tomar uma atitude matura e justa quanto aos nomes ilegais. Não reporte sem motivos. Tente arrumar o máximo de argumentos explicando o porquê do nome ser ilegal. Lembre-se que não é tarefa de um tutor alertar outros jogadores. Não procure por nomes ilegais. Lembre-se que tutores não são obrigados à reportar nomes específicos, em horas específicas, etc. Você pode facilmente evitar uma demissão sendo ativo no help channle, lá não há o porque de reportar alguém na maior parte do tempo. Personagens com os nomes "Purple Farmer" ou "Rainbow Noodle Warrior" são aceitáveis, até mesmo se são nomes bobos. Nunca reporte nomes que não violam as regras. Você deve reportar nomes ilegais, mas mantenha os aspéctos acima em mente o tempo todo. Tenha em mente também que reports só devem ser feitos usando a interface especial para tutores no client.

B) Verifique os Nomes antes de Reportar
Se você não confirma um report ou simplesmente tem duvida se o nome é ilegal, pergunte à outro tutor no fórum ou no tutor channel por ajuda. Mas cuidado, tenha certeza de nunca descartar os argumentos de seus colegas, às vezes eles podem estar corretos e você não. Lembre-se também de que há jogadores que usam cada truque disponível para conseguir um namelock. Se você seguir cegamente as palavras destes jogadores, você pode acabar recebendo um bad report. Tenha em mente de que um namelock precisa primeiro ser autorizado, ou seja: o nome precisa ser definitivamente ilegal, então cheque cuidadosamente. Se um jogador quer reportar o nome de um personagem dele ou dela é uma boa idéia mencionar esse fato no comentário do report.

c) Use a função de comentário
Às vezes é difícil para o customer support trabalhar com nomes ilegais. Exemplos disso incluem ofenças em línguas estrangeiras ou expressões raras e de outras línguas. Sempre certifique-se de incluir toda a informação necessária para que o customer support entenda seu report. Tenha em mente de que o comentário que você escrever será visto também pelo jogador que você está reportando o nome, então não inclua nada além do que o jogador precisa saber. Você deve ter certeza também de não revelar sua identidade. Por outro lado, você pode usar a função de comentário para dar sugestões ao jogador reportado. Se você ver que o nome do personagem é bonito, e pode se tornar um nome legal só trocando algumas coisas, faça uma sugestão no comentário.

d) Como Lidar com Casos Difíceis
Infelizmente, sempre existirão nomes que são difíceis de se avaliar. Se você encontrar algum caso desses, tente identificar a regra que o nome está violando e considere as seguintes perguntas:

*Quão séria é a violação?
Mesmo que você não tenha certeza de que o nome está violando uma regra por ele ser difícil de se avaliar ele pode estar violando uma regra sim, o que é intolerável. A violação mais séria é quando o jogador coloca no nome do personagem uma palavra sem nexo ou que no fundo tem outro sentido. Se você encontrar um nome com erros de digitação, está tudo bem, mas se o nome está com erros que podem ser claramente vistos como propositais você deve reportá-lo.
*Os jogadores podem usar a função de complaint nesses casos?
Mesmo que você tome cuidado com as declarações dos jogadores quanto ao banimento ou suspensão da conta, você deve sempre checar para ver se eles têm fundamento, se você precisar, peça ajuda ou opinião à um colega tutor se você estiver em dúvida.
*Você pode ver uma intenção claramente proposital no nome?
Você sente que o nome que foi dado ao personagem tem intenção de violar as regras? Geralmente, nomes ilegais são escritos de tráz pra frente, ou escritos na forma da pronúncia. Esses nomes devem ser reportados assim que você confirmar que há violação. Por exemplo: "Reltih" e "Fuk'er" devem ser reportados. Mas tenha em mente que nomes que não são ofensivos ou não tem outras intenções não devem ser reportados, exemplo: "Romra" (Armor ao contrário).

Se você ainda não consegue ter certeza se fez algo corretamente quanto aos nomes, você pode e deve dar uma olhada na documentação e nas regras. Você também pode pedir um conselho de um colega tutor, ou então na seção de tutores do fórum. Tenha em mente que, se há o caso em que o nome pode ter vários significados, explícitos ou ocultos, o customer support tende à decidir à favor do jogador, a não ser quando o bom senso indica que o nome deve ser trancado.

e) Diferentes línguas e gírias
Jogadores frequentemente usam diferentes línguas ou gírias. Se você souber de um personagem cujo nome contém uma gíria ou nome retirado de outra língua que não é o inglês e que viola as regras nessas línguas, reporte-o e deixe um comentário no report explicando o porquê do nome ser ilegal. Se você receber um report de outro jogador e não puder checar por si só se o nome é ilegal, você deve pedir um conselho na seção de tutores ou no tutor channel. Note que você só deve reportar nomes em linguagens que são comuns em Tibia. As línguas mais faladas em Tibia são Português, Polonês, Espanhol, Inglês, Alemão e Sueco, e entre outras que são minoria. Por outro lado, nomes que são ofensivos em línguas como Quíchua, Suaile, idioma falado na costa africana de Zanzibar, ou Urdu, que é um dialeto do hindi, ainda têm chances de serem bloqueados. E também, gírias só serão bloqueadas e consideradas ilegais no nome de alguém quando elas forem bem conhecidas.

f) Reportando Nomes Acidentalmente Confirmados
Todos somos humanos, e isso inclui o customer support também, todos cometemos erros às vezes. Se você não conseguir reportar um nome de um personagem que viola as regras porque já foi aprovado, reporte-o na seção de tutores para uma revisão. Não se esqueça de falar o porquê do nome ser ilegal. No entanto, tenha em mente que tutores não devem questionar diretamente decisões tomadas pelo customer support. Se você reportar um nome que futuramente é aprovado pelo customer support, você deve respeitar a decisão do mesmo. A seção de tutor não é o lugar adequado para discutir sobre o porquê de um nome ser ilegal.

#7
Tafs

Tafs
7 Reports no Fórum

7.1 Como Reportar Posts e Tópicos Ilegais
Se você for um senior tutor, você terá duas funções além das que você já tem como tutor: É esperado que você mantenha o fórum limpo de declarações inapropriadas. Você verá que há diferentes formas de um tópico ou post ser inapropriado. A melhor maneira de ter certeza de que um tópico ou post é declarado inapropriado é usar todo o seu conhecimento das regras do jogo. Quando você tiver certeza de que um post ou tópico está violando as regras ou precisa de moderação por alguma outra razão, você deve reportá-lo ao customer support. Se você estiver logado com sua conta de senior tutor, você verá botões adicionais no tópico ou post. Você encontrará o botão "Report Post" acima de cada post nas seções do fórum e também o botão "Report Thread" no final de cada página dos tópicos. Eles o levarão aos seguintes diálogos:

a) Reportando Posts Ilegais
Quando você clica em "Report Post", você verá que o post que você quer reportar aparece resumido e com opções:

*Razão
Declare aqui o porque do post do jogador ser inapropriado e selecione uma das razões na lista que aparece. Se um post violar varias regras de uma vez só, por exemplo: insultando outra pessoa ou um membro da CipSoft ou Gamemasters em uma linguagem que não seja a língua inglesa, escolha a violação que você considera mais séria. Como já foi explicado, você precisa adicionar um comentário detalhado ao post do individuo. Aqui está uma lista que contém todas as razões válidas para reportar um post:
- Declaração Ofensiva
- Spam
- Anúncio Ilegal
- Declaração que não tem relação com o tópico ou jogo (off-topic)
- Declarações escritas em outra língua sem ser a inglesa
- Abuso de bug
- Abuso de fraqueza do jogo
- Uso de software ilegal
- Hacking
- Multi-Clienting
- Troca de contas ou divisão
- Ameaçando um Gamemaster
- Fingindo ser alguém qualificado para fazer outro jogador à seguir as regras
- Falso report à um Gamemaster
- Comportamento destrutivo

Se você deseja reportar um post que não requer que o jogador seja punido, você deve selecionar uma razão para o report. Na maior parte dos casos, a razão "Spam" é apropriada, e em alguns casos "Comportamento destrutivo" é uma alternativa à "Spam".

*Punição
Selecione o que em, na sua opinião, é a ação mais adequada para ser aplicada ao jogador cujo post foi reportado. Lembre-se que tutores não obrigam jogadores à seguir as regras, então qualquer coisa que você selecionar aqui é uma proposta de punição que ainda será decidida pelo customer support. Você deve escolher dentre estas sugestões:

- Sem punição
Selecione esta opção se o post que você está reportando não viola as regras, mas ainda precisa ser moderado. Tenha em mente que o jogador ficará mudo temporariamente por causa do report, então se o post não estiver realmente perturbando a paz do tópico você deve deixá-lo sem reportar.

- Notas
Selecione esta opção se o jogador não violou claramente as regras do jogo, mas o post continua sendo inapropriado. Você pode também sugerir uma nota que será visível para o jogador caso ele continue fazendo declarações que não violam diretamente as regras, mas que são ainda meio ilegais.

- Banimento
Selecione esta opção se o post reportado claramente viola uma ou mais Regras do Tibia.

*Comentário
Aqui você deve deixar um comentário no post que você está reportando. Estes comentário são especialmente importantes quando não é óbvio a violação do post, e ele ainda precisa de moderação. Por exemplo, você deve sempre inclur a tradução do post se ele estiver em uma língua estrangeira. Tenha em mente que o comentário é visível para o jogador na Ficha Criminal dele se um banimento ou uma nota for aplicada. Seus comentários são checados pelo customer support, no entanto, você deve ter certeza de que no comentário o jogador entende o porquê da regra ter sido violada. Um bom comentário para um report de post inclui a seção correspondente e uma pequena descrição da violação da regra. Por exemplo: "Jogador admite que divide uma conta na seção de Hiberna - quote: [...]".

b) Reportando Tópicos Ilegais
Quando você clicar em "Report Thread", você será levado à página de diálogo do report com o título do tópico que você deseja reportar. Neste diálogo você tem as seguintes opções:

*Ação
Aqui você deve especificar o que deve ser feito, em sua opinião, com o tópico reportado. Você pode escolher dentre três opções:

- Deletar o Tópico
Selecione esta opção se o tópico está claramente violando uma ou mais regras do jogo, por exemplo: se o tópico inteiro está em uma língua que não é o inglês, ou racista. Tenha em mente que se você achar que somente o jogador que iniciou o tópico deve ser punido você deve reportar o primeiro post do tópico.

- Fechar o Tópico
Selecione esta opção se o tópico é valido mas beira uma confusão que pode provocar posts inapropriados no futuro. Isso pode ser aplicado também à tópicos de discussão antigos, que não tem nada de novo para ser discutido, e em que usuários postam só para que o tópico fique visível na página da seção em que foi postado.

*Comentário
Aqui você deve explicar o porquê de uma ação ser tomada contra o tópico que você está reportando. E, se você está reportando um tópico que já foi postado várias vezes (o que é considerado Spam), por favor reporte só um dos tópicos e inclua no comentário que este tópico já foi "spameado" várias vezes.

c) Resultados do Report
Depois de checar as opções marcadas nas duas áreas, de motivo, comentário e ação que deve ser tomada, clique no botão "Report Post" ou "Report Thread" dependendo da situação para enviar o report. Você receberá uma mensagem informando à você do sucesso ou falha do report, por exemplo: se você não tiver escolhido uma razão para o tópico ou post ser reportado. Se você quiser cancelar o report, só clicar em "Cancel" ou qualquer outro link.
Se o report tiver sido completado com sucesso, ele será enviado ao customer support. O texto de um post reportado é substituído por uma nota dizendo "Post under investigation" (Post sob investigação). Não é possível postar em tópicos que estejam fechados para investigação. Note que você não pode cancelar um report após enviá-lo ao customer support.
Sempre tenha em mente que posts reportados fazem com que a conta do jogador cujo post foi reportado fique muda, e conseqüentemente não possa mais postar em nenhuma outra seção. Significa que o jogador ainda pode jogar, mas não será capaz de postar nada no fórum até o post/tópico ser investigado pelo customer support, e for decidido o que fazer com ele, e a punição. No entanto, a conta dos jogadores que postarem no tópico não será silenciada, eles ainda poderão postar livremente.
Se um post ou tópico reportado não viola as Regras do Tibia ou não precisa ser moderado, o customer support irá rejeitar o report. Note que posts são definitivamente confirmados para se tornarem válidos, e não podem ser reportados novamente se o report for rejeitado. Você também receberá um bad report se seu report for claramente incorreto. Veja na página da sua conta o seu tutor record para mais mensagens.
Finalmente, note que reports são anônimos para os jogadores, e você deve garantir que isso continue assim. Note que gamemasters não podem ajudar você se você receber ameaças por jogadores por causa de um report.

d) Uma visita às Seções de Tutores
Gamemasters e Tutores tem acesso à estas duas diferentes seções, que são exclusivas para tutores, senior tutores e gamemasters:

*Tutor Main Board (Seção Principal para Tutores): Esta seção é estritamente reservada para relatar erros, violações e etc.
*Tutor Fun Board (Seção de Diversão para Tutores): Aqui você pode discutir com colegas tutores sobre Tibia e fazer novos amigos.

Informações detalhadas sobre as seções de tutores podem ser encontradas em ambas seções e no anúncio que há na Seção de Diversão para Tutores.

Tenha em mente que você não pode usar a função de reportar posts ou tópicos nas seções de tutores. As Regras do Tibia valem aqui também, assim como em qualquer outra seção. Tópicos e posts inapropriados devem ser reportados na seção de report (Board Report Thread) na seção principal da Seção Principal para Tutores. Não se esqueça de nos contar qual o tópico ou post (neste caso colocando o ID do mesmo).

7.2 Regras e Guias para Reportar Posts e Tópicos Ilegais
a) Tome a Atitude Correta
Assim como Name Reports, senior tutores devem tomar uma postura tolerante e matura quanto à posts e tópicos nas seções do fórum. Não reporte ou responda com pressa, ou de forma desorganizada, sempre mantenha a calma e concentração. Tente avaliar as formas de como um post pode ser interpretado e o porque dele ser inapropriado. Não procure por posts ilegais, deixe que você, enquanto visualiza o fórum os encontre normalmente. Não interfira na vida de jogadores, dê no máximo sugestões e conselhos, mas nunca os force à seguir as regras. Você pode reportar qualquer tipo de tópico ou post, desde que estejam violando alguma regra. Note também que não há regras específicas sobre posts estúpidos ou "nada haver", desde que eles não sejam considerados spam. Um exemplo de tópico "nada haver" é um em que o jogador pergunta o porquê da mãe de uns preferir sanduíches com manteiga ao invés de margarina. Para você pode parecer completamente sem sentido, mas não necessariamente para o resto da comunidade. Se postado na seção correta, tal tópico é aceitável. Nunca reporte tópicos como este, já que eles não violam as regras. É claro que, é esperado que você reporte posts e tópicos ilegais, mas sempre tenha em mente estes aspectos. Finalmente, tenha em mente que a seção de reports não deve ser utilizada para reportar posts ou tópicos de outras seções que não sejam a seção de tutor, como por exemplo: você não deve utilizá-la para reportar nomes ou bugs.

b) Verifique antes de Reportar
Se você não consegue confirmar um report sobre um suposto tópico ou post ilegal por si só, pergunte na seção de tutores ou no tutor channel - talvez um colega tutor consiga. No entanto, tenha certeza de que você nunca deve levar à sério tudo que outra pessoa lhe diz. Lembre-se que existem jogadores que irão usar todo tipo de truque para conseguir que outro jogador tenha a conta silenciada. Se você confiar cegamente na palavra de um jogador, você pode acabar recebendo um bad report. Tenha em mente que ao contrário de name reports, o ato de reportar posts irá resultar no silenciamento da conta do jogador cujo post foi reportado no fórum, então você deve tomar muito cuidado quando for reportar um post. Tais reports serão aceitos se - e somente se - o post ou tópico definitivamente precisar ser moderado, então cheque cuidadosamente.

c) Reportar o Post ou o Tópico?
Geralmente você deve postar um único post ao invés do tópico se somente o jogador que postou no tópico cometeu uma violação de regra. Este será punido separadamente. Você deve reportar tópico se achar que deve ser fechado ou deletado. Lembre-se que um tópico reportado não oferece opções de sugestões de punição para o jogador que iniciou o tópico. Se você achar que o jogador que iniciou o tópico deve ser punido também, você deve reportar somente o primeiro post do tópico ao invés do tópico inteiro. No entanto, note que se o customer support decidir deletar o primeiro post, o tópico será removido por completo.

d) Use a Função de Comentário
Às vezes é difícil para o customer support entender o porquê do post ou tópico ser ilegal. Típicos exemplos são posts e tópicos em línguas estrangeiras, que não são o ingês, e às vezes expressões desconhecidas ou em outras línguas. Tenha certeza de sempre manter somente o essencial para o entendimento de seu report. Tenha em mente que o comentário que você fará será visível para o jogador cujo post ou tópico foi reportado, assim como o report de um nome. Você deve sempre manter só o essencial para que o jogador saiba qual regra violou e o porquê, nunca fornecendo informações muito detalhadas e nem sua identidade. Para evitar um trabalho desnecessário para você e para o customer support você deve reportar multiplos posts ou tópicos que falam a mesma coisa (Spam) em um único report.

e) Uma Volta pelo Histórico de Edição
Se um post foi editado pelo jogador, a opção adicional "View Edit History" (Ver Histórico de Edições) será disponibilizada próximo ao botão "Report Post". Se você usar esta função, você poderá ver uma lista de todas as edições feitas neste post. As últimas mudanças são mostradas no topo, enquanto você pode ver o post original no final da página. Esta função foi criada para evitar que jogadores escrevam algo que viole as regras, e depois edite o post, para parecer que não fez nenhuma violação. Quando você reportar um post ou tópico que foi editado pelo jogador, e na versão original haviam violações, e agora não há mais, tenha em mente que o jogador pode ter escrito algo com raiva, e após isso se arrependeu e editou o post, pois achou que estava errado. Nestes casos, você deve deixar o post como está, sem reportá-lo. Se o histórico, no entanto, mostrar que o jogador violou uma regra muito severamente você deve reportar o post, mencionando o histórico no comentário, é claro.

f) Como Lidar com Casos Especiais
Infelizmente, sempre existem posts e tópicos que são difíceis de se avaliar. Se você encontrar um caso desses, tente identificar a regra que ele pode estar violando e considere estas seguintes questões:

*Quão séria é a violação?
Nas seções, esta consideração deve ser especialmente aplicada para decidir entre expressões rudes ou insultos, e as possíveis intenções por trás delas. Uma simples expressão rude não direcionada à outro jogador não viola as regras, e pode ser tolerada. Por outro lado, muitos insultos e expressões do tipo em um único post ou tópico fazem com que o mesmo deva ser reportado.
*Os jogadores podem argumentar sobre o post?
Normalmente, quando você reporta um tópico você deve seguir o seu conhecimento com base nas Regras do Tibia. Se você não puder verificar o report porque está em uma língua estrangeira que você não conhece, você pode pedir ajuda à outros tutores no tutor channel ou na seção de tutores do fórum para posts ou tópicos que não estão em Inglês. No caso, leia a tradução cuidadosamente. Tenha em mente que declarações que não estão em inglês são permitidas somente nas seções de vida real (Real Life Board) e na seção de convenções (Convention Board).
*Qual o contexto do tópico ou post?
Considere o contexto em que o tópico ou post foi escrito. Um exemplo para isso são provocações verbais em posts anteriores ou outros tópicos. Se um jogador é acusado de más ações e reage escrevendo alguma coisa como "why the hell are you saying this about me" ("porque diabos vocês estão dizendo isso sobre mim?"), isto pode ser facilmente visto como um juramento de inocência, mas com o contexto fica mais claro o que quer dizer. Você ainda deve ter em mente que se o post apenas não é adequado ao fórum você deve marcar "No Punishment" (Nenhuma punição) como sua sugestão de punição para o jogador que postou.

Se você ainda não consegue se decidir sobre isso, dê uma olhada na documentação como o manual, o guia de tutor ou as regras e seus comentários. Em uma alternativa, você pode pedir um conselho na seção de tutores. Tenha em mente que, no entanto, se você está lidando com um caso especial, o customer support normalmente tende à decidir à favor do jogador à menos que o bom senso fale mais alto e realmente o tópico ou post seja inapropriado.

g) Línguas Diferentes
Jogadores frequentemente tendem ao uso de diferentes linguagens no fórum. Isto é, obviamente uma violação de regra em todas as seções, com exceção da seção Real Life e da seção Convention Board. No entanto, você não deve reportar todos os posts que tenham como conteúdo algumas, poucas palavras que não estejam em inglês. Por exemplo, "Ola meu amigo, how are you today?" é aceitável. Nós aceitamos posts que tenham como conteúdo as palavras escritas na língua estrangeira e com a tradução em inglês logo em seguida. Se um post que não está em inglês viola outra regra, você deve reportar de preferência o jogador que escreveu o post e escrever a razão e incluir uma tradução da violação do post em seu comentário.

h) Reportando Posts Que Foram Confirmados Acidentalmente
Assim como todas as pessoas, o customer support também comete erros. Se você não consegue reportar um post que viola uma regra porque ele já foi aprovado, simplesmente reporte-o na seção de tutores para uma revisão. Não se esqueça de explicar o porquê do post ter sido acidentalmente aceito e marcado como aprovado. Tenha em mente que tutores não devem realizar decisões pelo customer support. Se você fizer um report na seção de tutores, e ele for rejeitado, você deve aceitar a decisão do customer support. A seção de tutores não é o lugar para discutir sobre isso.

#8
Tafs

Tafs
8 Reportando Declarações
8.1 Como Reportar Declarações In-game
Se você encontra uma declaração que viola as regras em pelo menos um dos 5 canais públicos (Game-Chat, RL-Chat, Trade-Channel, Trade-Rookgaard ou Help Channel, ou no Tutor Channel, você pode reportá-la para o customer support avaliá-la. Para fazê-lo, clique com o botão esquerdo do mouse na frase que viola as regras e selecione "Rule Violation" no menu de contexto. Note que declarações só podem ser reportadas se a caixa de diálogo para reports for aberta usando esse menu de contexto. Ctrl+Y não funcionará aqui. Você também pode reportar uma declaração logo após de ela ter sido dita. Se você esperar mais de 30 minutos para reportar uma declaração, é bem provável que seu report não adiante nada. A interface para reportar declarações irá mostrar as seguintes partes:

*Nome
O nome do personagem aparecerá automaticamente, e não pode ser editado.
*Declaração
A declaração que você selecionou no console para ser reportada será mostrada aqui. Esta declaração não pode ser editada.
*Razão
Aqui você pode declarar qual regra foi violada. Você deve escolher uma das seguintes razões:

1a) Nome Ofensivo
1b) Formato de Nome Inválido
1c) Nome Inaceitável
1d) Nome que viola uma regra indiretamente
2a) Declaração Ofensiva
2b) Spam
2c) Anúncio Ilegal
2d) Declaração Off-topic
2e) Declaração em outra língua sem ser o inglês
2f) Declaração que viola uma regra indiretamente
3a) Abuso de Bug
3b) Abuso de fraqueza do jogo
3c) Uso de software ilegal para jogar
3d) Hacking
3e) Multi-clienting
3f) Troca de contas ou compartilhamento da mesma
4a) Ameaça à um gamemaster
4b) Pretendendo ter influência em outro jogador para obrigá-lo a seguir as regras
4c) Falso report para um gamemaster
5) Comportamento destrutivo

*Ação
Selecione a ação "Statement Report". Note que você pode escolher esta ação somente se você tiver selecionado uma razão que não tenha relação à nomes.
*Comentário
Aqui você deve adicionar um comentário no qual você deve explicar o porquê da declaração reportada ser ilegal. Isso é absolutamente necessário, especialmente nos casos em que a violação não está explícita para o customer support. Se a mesma estiver em uma língua estrangeira, por favor traduza a declação para o inglês e mencione a linguagem original da declaração. Note que o comentário será mostrado no registro criminal do jogador, você deve explicar claramente como o jogador violou a regra. Por favor evite dar informações que identificam você como a pessoa que reportou. Como todos os reports, os de declarações são anônimos e devem permanecer desta forma.

Após checar tudo, clique no botão "Ok" para enviar o report. Você irá receber uma mensagem informando você sobre o sucesso ou falha do report, por exemplo, se a declaração já foi reportada. Clicando no botão "Cancel" todos os campos são descartados e a caixa de diálogo é fechada. Se o report for completado com sucesso, ele será enviado ao customer support. Você não pode cancelar o report uma vez que já o enviou. Note que seu report não tem efeito direto no personagem reportado. Ele não será silenciado no fórum e ele não será kickado do jogo instantaneamente. Quando seu report for analisado pelo customer support a declaração que você reportou será marcada como tal. O tempo que é "gravado" é de 3 minutos antes do report, e 1 minuto depois do mesmo. Isso é necessário para evitar erros. Se uma declaração reportada não viola as regras do jogo, o report será rejeitado e você pode receber um bad report. Veja o tutor record em sua conta para mais mensagens.

8.2 Guia Para Reportar Declarações In-Game
a) Tome a Atitude Correta
Senior tutores devem ter uma postura matura e tolerante diante à reports de declarações. Não reporte toda declaração que não estiver em inglês, ou pequenos insultos. Tente avaliar quando uma declaração está realmente violando uma regra de uma forma bem severa. Tenha em mente que conversas normalmente são rápidas e alguns jogadores não pensam bem antes de colocar as palavras no jogo. Analise o contexto de uma declaração antes de reportá-la. Foi algo dito de forma sarcástica? Ou houve provocações? Lembre-se que tutores não devem tornar a vida de companheiros de jogo mais difícil. Infelizmente, sempre há situações em que é difícil avaliar. Se você se encontrar em tal situação, você deve perguntar à si mesmo quão sério a situação é na verdade. Se você não tiver certeza que deve reportar algo ou não, é melhor escolher não. Reports de declarações não tem efeito imediato para o jogador e normalmente não são processadas tão cedo. Você deve escolher reportar algo somente se você está certo de que uma ação é necessária.

b) Línguas Diferentes
Tenha em mente que linguagens diferentes são permitidas no RL-Chat. Reporte declarações que não são ditas em inglês somente nos outros canais públicos se eles realmente perturbarem outros jogadores. Cumprimentar alguém em uma outra língua ou parabenizá-lo quando a pessoa avança um level não é considerada uma violação severa que precisa ser reportada. Algumas vezes um pequeno aviso como: "please only speak English in this channel" pode ser o suficiente para evitar muitos reports.

c) Use a Função de Comentário
Ofensas em linguagens estrangeiras ou gírias que não são muito conhecidas são difíceis de se entender. Você deve sempre incluir no comentário do report toda a informação necessária para processar o report corretamente. Tenha em mente, no entanto, que o comentário também será visível para o jogador reportado, então tenha certeza de não incluir nenhuma informação que o jogador não precisa saber, como por exemplo sua identidade.

#9
Tafs

Tafs
9 Guia Rápido: Índice de Teclas Rápidas e Funções de Report do client

Ctrl+H: Online Help
A função de ajuda automática que já vem no client. Pode ser usada por qualquer um.

Ctrl+T: Help Channel
Aqui é onde jogadores fazem perguntas aos tutores. As perguntas podem ser repondidas por tutores e gamemasters. As respostas dos mesmos são realçadas na janela pela cor laranja, diferente das dos jogadores, que são amarelas.

Ctrl+Z: Bug Report
Esta combinação de teclas ativa a função de report de bugs. Pode ser utilizada somente por tutores e gamemasters. Jogadores podem informar à eles sobre o bug, e ele pode ser verificado.

Ctrl+Y: Name Report
Esta combinação de teclas abre a caixa de diálogo para reportar nomes de personagens que violam as regras do jogo diretamente para o customer support. Pode ser utilizada apenas por tutores e gamemasters.

Ctrl+R: Reportar Violação de Regra
Esta é a função onde jogadores e tutores reportam violações de regras do jogo para gamemasters. Estas só podem ser verificadas e processadas por gamemasters.

#10
Visitante-Poxyon_*

Visitante-Poxyon_*
Portaltibia sempre inovando, mto bom issu, eu tive que ler issu tudo em inglês quando fui fazer o teste pra tutor, ajuda muito ter a tradução aki e ajuda também a galera a saber mto mais sobre as regras do tibia aki.
Parabéns http://forum.portaltibia.com.br/public/style_emoticons/default/cool.gif

#11
Tito

Tito
pocha realmente mto bom! quando fiz meu teste eu fiquei perdidinho e errei em 1 pergunta por isso não virei um tutor mais ta d boa agora kso eu va faze o teste de novo eu venho aki e leio =P portaltibia ta d parabén!

#12
Visitante-Sion Barzahd_*

Visitante-Sion Barzahd_*
assumo q qnd virei tutor, n tive saco de ler isso ._.

dá até vontade de ler agora ;D
mas ja perdi o cargo msm

#13
Gabo

Gabo
Também nao li quando fui tutor, mas também cancelei o tutor em 5 dias ; O fiz o teste só pra saber se eu tava bem informado, depois cancelei

#14
Gabriel Philipe

Gabriel Philipe
Nossa cara parabéns, pena que não tenho P.A se não fazia http://forum.portaltibia.com.br/public/style_emoticons/default/tongue.gif.

#15
Sakura Sagara

Sakura Sagara
Parabens! a tradução está adequada mesmo!!!obrigado!

#16
Dher

Dher
O Tutur Guide sofreu algumas mudanças desde o meu tempo de Tutor (Época de Matusalem). Depois de ter lido, até me deu vontade de voltar a jogar para sem tutor, mas não estou com uma conta que tenha sido p.a. O negócio é sentar e esperar a vontade passar ^^. Ótima iniciativa, mostrando o pq do Portaltibia estar crescendo tanto nesses últimos tempos. /Aprovado

#17
Lancer

Lancer
Eu já havia lido antes em inglês. Mais agora em português ficou bem melhor. Eu como Tutor já a alguns meses, até para quem não é e deseja se tornar um ou não, é bom ler. Aconselho. Parabéns PortalTibia!

#18
Frozen Lipeh

Frozen Lipeh
Tafs, um grande passo! Eu tive qe ler isso umas duas vezes para fazer o teste. Muito bem traduzido, gostei! Obrigado pela contribuição!

#19
Okotoro

Okotoro
to sem paciência pa ler o.o' parabéns Tafs ^^

#20
Bobearky

Bobearky
Parte com tradução errada:

- Você não pode ter desrespeitado um tutor antes.

No Tutor guide diz:

- You must not have been dishonourably dismissed as a tutor before.

Tradução correta:

- Você não deve ter sido demitido desonrosamente como um Tutor antes.




0 usuário(s) está(ão) lendo este fórum

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membro(s) anônimo(s)