Sign in to follow this  
Alquimista Mike

Nota do Desenvolvedor: Shard de criaturas

23 posts in this topic

Haoupa,

Nessa manhã de Sexta a Cipsoft lançou mais uma dev note em seu site oficial. Na nota ela diz que está sendo elaborado um novo conceito de design para um potencial recurso num update futuro. Está nos planos adicionar informações sobre monstros na Cyclopedia.

news_devnotes_250x250.png

Para desbloquear os detalhes e estatísticas dos monstros, você precisará de shards que irão dropar das criaturas durante a suas hunts. Você também poderá obtê-los através da Store. Irão existir 3 tipos diferentes de shards, que poderão ser usados para completar sua coleção de monstros. Depois de desbloquear as criaturas, você poderá usar shards adicionais para obter vantagens temporárias sobre as criaturas ou troca-las por outras shards.

A CipSoft aproveita a nota e te convida a participar da discussão sobre essa ideia em seu fórum oficial respondendo algumas questões que você poderá encontrar abaixo desse tópico. Você tem até o dia 24 de Agosto para participar.

• Gostei 2

Questões

• O que você acha da ideia de shards de monstros no Tibia? O que você gosta sobre a ideia e o que você não gosta?
  • Você consegue se imaginar completando a coleção ou desbloqueando certas entradas para otimizar sua rotina diária de caça?
  • A implementação de tal recurso enriquece sua vida tibiana ou você preferiria vê-la como uma tarefa árdua?
  • Além ou invés dos temporary boosts conhecidos do Prey System, você tem alguma sugestão para mais benefícios temporários?
  • Dê uma olhada na entrada de criaturas na biblioteca. As informações fornecidas aqui seriam suficientes para a entrada de monstro na Cyclopedia?
  • Classifique seu nível geral de satisfação com essa ideia de projeto em uma escala de 1 (não satisfeito com nada) a 5 (extremamente satisfeito).
  • Você tem alguma sugestão ou preocupação que você gostaria de compartilhar sobre a ideia?

Gostei da ideia, porém acho dificil alguem conseguir "terminar" todos os monstros... Ja seria quase impossivel se fosse 1 shard por monstro, sendo varios shards necessários pra completar 1 monstro, torna inviavel ter todos... sUAHUAhUAhUAHUAHUHAuHau

Alguém pode me explicar melhor o que eles estão querendo implementar? Que eu não entendi

Acredito que ao você coletar o número X de shards que irão dropar das criaturas e completar a "missão" de X ou Y criatura, você terá acesso a todas as informações sobre ela, semelhante ao Tibia Wiki, a diferença é que seria informações da própria CipSoft.

• Gostei 2

Olá @@Nathalia Gomes

Quando saiu o teaser falando da Cyclopedia, muitos jogadores pediram para adicionarem não apenas os itens mas também informações das criaturas, uma vez que o Tibialyzer também as fornecia.

As discussões da época terminaram em: as informações do banco de dados do Tibialyzer não eram oficiais, mas coletadas de fansites. Ou seja, poderiam estar incompletas, desatualizadas ou mesmo não existirem pois dependiam de que as equipes desses fansites explorassem, descobrissem e atualizassem seu próprios banco de dados.

Bem, considerando que muitos pediram essa facilidade e comodidade na interface do jogo, com essa dev note fica claro que os desenvolvedores pensaram mais a respeito. Porém a ideia deles não é apenas adicionar a Library oficial a interface do jogo (Cyclopedia). Ou seja, eles não vão "dar" as informações, os jogadores terão que conquistá-las.

E, o desbloqueio das informações será mediante o acumulo de pontos. X pontos para ter as informações da criatura Y liberadas na sua Cyclopedia.

Como é o conceito em si?

Pelo exposto na proposta, a Cyclopedia será como um "pokedex" , pelo client será possível ver e colecionar informações da criaturas.

E como no "pokedex" os "slots" estarão "travados" para acessar informações de todas as criaturas. Mas, para liberar as informações da criatura "registra-las no pokedex", não basta "vê-las ou capturá-las". Tem que acumular pontos.

Como conseguir pontos?

Por meio dos Shards que são específicos de cada criatura. Encontre shard use chard ganhe ponto

• Common Shards dropado de criaturas, ao usa-lo receberá 1 ponto que pode ser utilizado para a soma para desbloquear informações alguma criatura da raça do respectivo shard

• Rare Shard conseguido pelo sistema de recompensa, dropado de bosses ou loot raro de criaturas comuns, ao usa-lo receberá 5 pontos que poderão ser utilizados para a soma para desbloquear informações de qualquer uma das criaturas de uma mesma classe.

• Epic Shards conseguido pelo sistema de recompensa, dropado de bosses ou loot raro de criaturas comuns, ao usa-lo receberá 10 pontos que poderão ser utilizados para a soma para desbloquear informações de qualquer criaturas de qualquer raça /classe. Seria um tipo de shard curinga.

Obs: também será possível comprar kits com shards na Store, mas cip ja avisou que serão aleatórios.

O que fazer com Shards extras?

Shards extras poderão:

• Ser acumulados e posteriormente trocados por outros. Foi dado o exemplo de 100 common shards 1 rare shard. Mas a taxa de cambio não foi definida.
  • Dar vantagens temporárias ao se caçar a respectiva criatura. A principio as vantagens possíveis seriam as mesmas que aquelas do Prey System, e poderiam ser cumulativas a elas.

Será possível trocar/comercializar shards?

Os dropados de criaturas/bosses sim, eles seriam classificados como itens e podem até mesmo serem largados pelo chão.

Os comprados na Store não... ao comprar um kit, os respectivos pontos seriam automaticamente adicionados aos pontos das criaturas/ classes ao qual o shard adquirido se refere diretamente na Cyclopedia.

Quanto aos shards adquiridos pelo sistema de recompensa, até o momento não foi falado nada... mas pela dinâmica das outras ferramentas jogo ou os pontos serão automaticamente contabilizados ou ficarão presos na store inbox

Os pontos para as liberações são individuais de cada criatura ou por raça/classe?

Não faço ideia não foram dados detalhes. Dá a entender que a liberação será individual mas o tipo de common shard vale pra todos da raça...

Por exemplo se um orc dropa um common orc shard posso usar esse common orc shard para obter 1 ponto para o somatório para liberar a informação de qualquer orc?

caçando spiders comuns consigo pontos para liberar GS, CS?

Ainda não vi esclarecimentos sobre essa dinâmica.

Os shards e as liberações da cyclopedia serão vinculados a conta ou ao personagem?

Não faço ideia não foram dados detalhes. Gostaria que fosse a conta... é muita criatura pra sair liberando todas em vários personagens...

Edited by Gladiadora
  • Gostei 7

no tibia.com tem 395 criaturas na lista oficial, ela está incompleta mas já da ideia que vão ser mais de 1200 shards. A empresa acaba de criar um novo tipo de objetivo mas será que vão adicionar achievements? só como meta pessoal não vai incentivar muitas pessoas a completar a "pokedex" mas com achievements pra 100, 200 e 400 criaturas já deve atrair alguns outros.

1200 ignorando as raridades:

se for 1 comum, 1 raro e 1 muito raro ja da 1200

Edited by Allison S.

Sinceramente, achei bem interessante mesmo.

Principalmente por não ser apenas especificamente algo por criatura, mas também por raças/classes, além do shard coringa.

O drop rate que vai ser fator decisivo se isso vai ser divertido ou um porre.

O termo pokedex caiu bem, @@Gladiadora. :P

• Gostei 2

Não gostei da ideia.

É só colocar no site as informações sobre as criaturas e pronto.

Não gosto desse ideia de encher o jogo de mimimi para fazer isso ou aquilo, só para manter os jogadores ocupados pagando.

Tem outras coisas que a pessoa pode fazer no jogo se está entediada de dar voltas na mesma cave caçando.

• Gostei 2

Se a CIP souber como implementar vai ficar muito bom. Cards de criaturas é o que falta pra tirar o foco em upar. Acho que a galera vai viciar nisso, se for bem bolado pela empresa.

• Gostei 1

O que você acha da ideia de shards de monstros no Tibia? O que você gosta sobre a ideia e o que você não gosta?

A primeira coisa que vem na minha cabeça são os bosses e esses shards poderiam dar-nos valiosas informações sobre eles.

Acho que essa ideia interessante, pra mim, só benefícios.

Você consegue se imaginar completando a coleção ou desbloqueando certas entradas para otimizar sua rotina diária de caça?

Sim.

• A implementação de tal recurso enriquece sua vida tibiana ou você preferiria vê-la como uma tarefa árdua?

Enriquece, e muito.

• Além ou invés dos temporary boosts conhecidos do Prey System, você tem alguma sugestão para mais benefícios temporários?

No memento, não.

• Dê uma olhada na entrada de criaturas na biblioteca. As informações fornecidas aqui seriam suficientes para a entrada de monstro na Cyclopedia?

Não, acho que ainda falta algumas coisas, como loot, por exemplo.

• Classifique seu nível geral de satisfação com essa ideia de projeto em uma escala de 1 (não satisfeito com nada) a 5 (extremamente satisfeito).

4/5

• Você tem alguma sugestão ou preocupação que você gostaria de compartilhar sobre a ideia?

No memento não.

Acho que Burchan cortou o barato sobre os shard dos bosses.

Hello,

> @Burchan, can you please specify if after collecting
> the shards and completing the dragon entry (for
> example), the "boosts" will remain active forever, or
> there will be a timer, just like the prey system?

Once you have completed the dragon entry, you can use your dragon shards to activate temporary advantages over the dragon.

> Maybe I was a bit confused about using the shards ... For example, I use a dragon shard, what kind of information will appear, I use two, three, four and five?

We have yet to evaluate how many shards are needed to complete a monster entry. In general, you will have to use X amount of shards to unlock new information in the entry, like, for example, HP, Weaknesses, strength etc.

Creatures like Midnight Panther, Crustacea, Draptor, will have their shards? If I complete the cyclopedia do I gain an achievement or something?

I am not sure if those extraordinary monsters will find their place in the Cyclopedia. Due to their rare appearance it might be nearly impossible to gather enough shards. Rest assured your questions will be forwarded for further consideration.

Edited by Senhor Cardoso

eu vinha pensando nisso...

estava, inclusive, amadurecendo para conseguir propor.

Enfim, eu havia pensando em os npcs guias informassem sobre as criaturas mais básicas das redondezas, a fim de deixar qualquer novato ciente de que ele pode ou não, enfrentar. As demais criaturas poderiam ser coletadas as enfrentando.

Porém, minha ideia esbarrava muito na falta de praticidade existente em conversar com npcs.

Eu até preferi o método proposto por eles, só acho que não ficará intuitivo (na verdade, nada do jogo é, né?) e não vai ajudar novatos.

Eu até preferi o método proposto por eles, só acho que não ficará intuitivo (na verdade, nada do jogo é, né?) e não vai ajudar novatos.

A não ser que tenha algo no tutorial ensinando os novos jogadores com carinho sobre a cyclopedia, ou tenha um tutorial ao lançar a novidade, sim, vai ser pouco intuitivo e você que fuce. Não é muito convidativo pra velhos jogadores que não acompanham as notícias, nem pra novos jogadores que vão reagir com um belo WTF para o tal shard.

• Gostei 1

A não ser que tenha algo no tutorial ensinando os novos jogadores com carinho sobre a cyclopedia, ou tenha um tutorial ao lançar a novidade, sim, vai ser pouco intuitivo e você que fuce. Não é muito convidativo pra velhos jogadores que não acompanham as notícias, nem pra novos jogadores que vão reagir com um belo WTF para o tal shard.

Acho que esta na hora da empresa incentivar as pessoas a abrirem o manual do site com um pequeno aviso em vez de ficar fazendo tutoriais ou janelas ilustrativas ao criar o personagem em dawnport. Eu peguei o manual do site do Test Server pra ler sobre o sistema de prey antes mesmo do servidor ficar online e achei a explicação razoável. Foi bom que matou a curiosidade do pessoal do shout.

• Gostei 2

Acho que esta na hora da empresa incentivar as pessoas a abrirem o manual do site com um pequeno aviso em vez de ficar fazendo tutoriais ou janelas ilustrativas ao criar o personagem em dawnport. Eu peguei o manual do site do Test Server pra ler sobre o sistema de prey antes mesmo do servidor ficar online e achei a explicação razoável. Foi bom que matou a curiosidade do pessoal do shout.

Concordo. Quando disse tutorial, não precisava ser daqueles com 50 pop ups que só enchem o saco, mas algo básico de 2 telas e "para mais detalhes, confira o manual em nosso site", ou algo do tipo. No jogo seria dado a prévia resumida, e fora dele a explicação detalhada.

Qualquer dúvida maior, os fansites estão aí também né. <3

Edited by Sion Barzahd

Concordo. Quando disse tutorial, não precisava ser daqueles com 50 pop ups que só enchem o saco, mas algo básico de 2 telas e "para mais detalhes, confira o manual em nosso site", ou algo do tipo. No jogo seria dado a prévia resumida, e fora dele a explicação detalhada.

Qualquer dúvida maior, os fansites estão aí também né. <3

Eles também não facilitam, por causa do idioma do jogo (inglês) somos obrigados a traduzir tudo e as vezes isso é muito chato. Poderia rolar algum tipo de incentivo pra quem lê os tutoriais, tipo no final um shard (aleatório) de brinde.

Ps: Eu adoro o inglês, mas acho que o Tibia poderia ter um pt-br

Figurinhas colecionáveis que juntando certa quantidade vc obtém uma miniatura da criatura. Acho que mais bônus pra hunts deixariam o jogo muito fácil.

As criaturas antigas continuam com a força que deram quando foram criadas,fica um pouco desbalanceado.

Deveriam focar antes em até mesmo rever certos Bosses como morga e orsha, que morrem hoje como criatura qualquer.

Eu achei interessante, dá uma nova modalidade de jogadores, e é algo que não afeta em quase nada quem não se importa com isso, basta ignorar os shards.

• Gostei 2

cm respondeu minha pergunta se o shard seria para todas as criaturas e pelo jeito eles estão mais interessados no bonus já que a lista de criaturas é a mesma do sistema de prey. Também tem esse outro comentário:
"eu tenho uma pergunta, os bônus de fragmentos serão empilhados com bônus de presas? Eles seriam aditivos, sim. "

isso me preocupa pois tão nem ai pra achievement, só querem dar mais bonus mas isso vai acabar desequilibrando o PvE em algum momento.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.