Sign in to follow this  
Strenght of War

Entrevista com GM Grimrath!

5 posts in this topic

English version below!

Grimrat, digo, Grimrath. Jogador Old School, membro da equipe de suporte ao cliente, com algumas experiências em testes, o pequeno hamster exerce grandes tarefas, cuida de todos os tutores e é chefe do suporte técnico. Nesta entrevista ele trata sobre a criação do novo sistema de tutores, funcionários latinos na CipSoft, seu desejo de um crafting system no jogo, reunião no Tibianic, Some Golden Fruits e mais. Aproveite.

 

Tibia Wiki: Hauopa Grimrath, primeiramente obrigado por reservar um pouco do seu tempo para participar dessa entrevista.

Grimrath: Eu me sinto honrado por ter sido escolhido para uma entrevista com um fansite do país em que mais temos jogadores.

 

Tibia Wiki: Para começarmos, fale um pouco sobre você, seu nome, idade, hobbies...

Grimrath: Uhhmm..., por favor entenda que eu prefiro manter minhas informações pessoais em segredo. Eu sou um jogador de Tibia muito ativo, e desejo evitar o risco de ter minha identidade revelada. Espero que compreendam... :)

 

Tibia Wiki: Como você conheceu o Tibia?

Grimrath: Eu jogava RPGs de caneta e papel e jogos de PC como os da série Ultima desde os anos 80. Conforme a internet foi se tornando cada vez mais comum, com a chegada do novo milênio, eu comecei a procurar algo parecido online, e encontrei o Tibia.

 

Tibia Wiki: Como e há quanto tempo conheceu a CipSoft?

Grimrath: Eu jogava Tibia antes de começar meu trabalho na CipSoft. Certa vez, encontrei por acaso uma entrevista dada pelo Durin ao TibiaBR, onde ele disse que a CipSoft estava à procura de funcionários. E eu disse comigo mesmo, vamos tentar. E então..., aqui estou eu, ainda! ;)

 

Tibia Wiki: Você costuma jogar Tibia quando não esta trabalhando na CipSoft? Você pode compartilhar sua vocação principal e o level do seu personagem?

Grimrath: Eu tenho um personagem de cada vocação. Todos estão acima de 110+ e eu jogo em um servidor Open PvP. Eu não prefiro nenhuma vocação específica, mas no momento, eu prefiro o meu knight e o meu druid porque eles são os mais versáteis e, portanto, para mim os mais divertidos para jogar.

 

Tibia Wiki: Se você pudesse mudar algo no Tibia, o que seria?

Grimrath: Eu adoraria ter um crafting system* no tibia e uma habilidade de cura especifica. Em geral, eu sou um jogador dos velhos tempos, o que significa que eu sou um fã de menos restrições no jogo, mais responsabilidade e interação do jogador, um jogo mais sandbox. Mas é bom ver a equipe de conteúdo trabalhando com os gerentes de produto, pois muitas idéias, nós jogadores temos uma boa visão à primeira vista. Mas se trata de trabalhar nos detalhes, muitos problemas podem ocorrer que não podem ser vistos por um jogador antecipadamente. Sonhar é uma grande coisa, mas algumas coisas simplesmente não são possíveis e temos que respeitar isso, mesmo que seja difícil. Eu aprendi isso quando comecei a trabalhar para a CipSoft.

 

*Crafting system é um sistema onde você pode combinar dois ou mais itens para conseguir um item melhor.

 

Tibia Wiki: Existe algum membro Brasileiro trabalhando na CipSoft?

Grimrath: Estamos felizes que um dos nossos mais recentes funcionários é da América Latina. Ela é uma grande adição ao nosso time e vai nos ajudar a melhorar o apoio para a nossa comunidade de língua espanhola e portuguesa.

 

Tibia Wiki: Qual exatamente é a sua função diária na CipSoft?

Grimrath: Minha principal responsabilidade é a comunidade de tutores, como chefe dos tutores e do suporte técnico, onde eu verifico e processo relatórios de bugs e ajudo nossos clientes via e-mail.

Imagem Postada

Tibia Wiki: Uma questão sobre tutores: de todos os cargos voluntários que existiam, somente tutores sobraram. Por que tanta simplificação no sistema de voluntários?

Grimrath: É uma pergunta curta que merece uma resposta mais longa, mas acho que isso iria quebrar o quadro dado. Em nosso sistema antigo, os jogadores estavam em posição de excluir o outro do jogo, tendo a posição especial de "ajudante voluntário". Funcionou bem, mas criou muitos conflitos entre os jogadores e muito trabalho para nós também. Por isso, decidimos colocar a responsabilidade de aplicação das regras nas mãos de pessoas que realmente trabalham para Cipsoft, como funcionários.

 

Tibia Wiki: Vários jogadores pedem a volta dos Gamemasters, dizendo que o jogo precisa de um toque humano. O que você acha disso?

Grimrath: Eu acho que "gamemasters" é apenas um termo para uma necessidade específica. A necessidade de uma atenção pessoal e imediata por causa de um pedido urgente em caso de problemas no jogo. Você se sente seguro e mais confortável se você acha que alguém está ali para pegar o seu relatório. Gamemasters voluntários não vão voltar, mas melhorar o nosso trabalho, encurtando nosso tempo de resposta, por exemplo, é algo que estamos constantemente trabalhando.

 

Tibia Wiki: Se tutores são voluntários que ajudam outros jogadores e a CipSoft reportando as violações das regras, por que eles têm limites de reports como todos os outros jogadores?

Grimrath: Nós não queremos alguém no jogo com poderes "especiais" que os tornam superiores aos outros. Os tutores são essenciais para o Tibia porque eles são capazes de preencher muitas lacunas de conhecimentos dos nossos jogadores, ajudando-os quando os outros não podem e tentam cobrir a necessidade de ajuda individual nos servidores. Mas, para permanecer no assunto, na minha opinião a quantidade de relatórios individuais para um único jogador é um ponto que deve ser revisado. Não é bom se alguns tópicos não são reportados porque os nossos jogadores têm de avaliar e guardar os seus relatórios para os mais "importantes".

 

Tibia Wiki: Dado o grande número de tutores sob sua coordenação, você tem ajuda de outros membros da CipSoft ou você faz isso sozinho?

Grimrath: Meus companheiros de equipe estão lá para me substituir durante momentos em que eu não estou disponível. Mas na maioria das vezes, eu faço sozinho.

 

Tibia Wiki: Algumas vezes, você se reúne com os Tutores, o que é discutido nessas reuniões?

Grimrath: Eu tento explicar nossos pensamentos por trás das decisões que tomamos dentro da CipSoft. Abordamos os problemas que os tutores enfrentam em seu trabalho diário com os outros jogadores e ofereço ajuda individual em casos especiais. Além disso, roubamos os cookies do lado negro e comemos dentro de um ritual fanzy.

 

Tibia Wiki: Apesar de tantos tutores, por que tão poucos participam das reuniões no jogo?

Grimrath: Estou muito bem com o número de participantes. Ninguém tem que assistir a estas reuniões e eu definitivamente não quero que ninguém perca nenhuma aula por causa delas. Além disso, muitos tutores escolhem ver a reunião só pelo canal, em Rookgaard, por exemplo, porque nem todo mundo tem um personagem level 8 para ir no Tibianic em Harmonia, onde nos encontramos atualmente. Todo mundo é livre para encontrar seu papel e nível de atividade dentro da irmandade de tutores.

 

Tibia Wiki: Como e quando foi decidido que o sistema de tutores precisava de uma mudança?

Grimrath: Foi um longo processo. Ele foi inicialmente discutido juntamente com as mudanças no sistema de gamemasters e desenvolvido até que fomos capazes de realizar isso.

 

Tibia Wiki: O novo sistema de tutores já está no ar há alguns meses, o que você está achando dele?

Ele está funcionando do modo que a CipSoft planejava?

Grimrath: Sim, para mim muito melhor do que o esperado. Eu acho que a imagem dos tutores mudou para melhor. Nós não estamos com grandes quantidades de novos tutores e os que chegaram são realmente uma grande adição para a equipe. Além disso, o nível de suporte no canal de ajuda e nos fóruns aumentaram significativamente. Especialmente de jogadores que estão dispostos a aderir ao cargo de tutores e que dão o seu melhor para conseguir "Thank you's", é uma grande ajuda e eles exibem uma grande variedade de conhecimento. O nível de qualidade das respostas nos fóruns e no canal de ajuda é tão grande e ajudar os outros é uma virtude também.

 

Tibia Wiki: Desde a implementação do sistema, nenhuma mudança foi feita nele, vocês estão planejando novas mudanças para ele? Se sim, pode compartilhar algo?

Grimrath: Nós temos 1 ou 2 tópicos que gostaríamos de avaliar e possivelmente adaptar. O número de TY's que você precisa para se tornar um tutor é um, por exemplo.

 

Tibia Wiki: Como em todo sistema, sempre existem pessoas que burlam ele para beneficio próprio. O que você está fazendo para evitar isso?

Grimrath: Como você não possui quaisquer poderes especiais como um tutor, não há nada que possa ser abusado. Portanto, se alguém tenta se juntar ao cargo pela única razão de sua própria vantagem, ele/ela vai perceber que não há nada que ele possa se ​​beneficiar no jogo. é mais como ser parte de uma comunidade, se divertindo ajudando os outros e ver os outros jogadores se desenvolvendo por causa de sua orientação.

 

Tibia Wiki: O que é feito com um jogador quando ele é pego burlando esse sistema?

Grimrath: Estes casos são muito raros e até agora eu não tive que interferir. Já que você não possui vantagens no jogo ao ser um tutor, um jogador burlar o sistema não faz nenhum dano real. No entanto, os jogadores que agem destrutivamente para a comunidade de tutores podem ser removidos de sua posição.

 

Tibia Wiki: Após a mudança no sistema, podemos ver um maior interesse dos jogadores pelo help channel, até que ponto isso pode ser positivo ou negativo?

Grimrath: Vendo muitos jogadores prestando atenção no canal de ajuda e nos fóruns de ajuda é sempre uma coisa boa. Mesmo que alguns jogadores deem respostas erradas em seu esforço de ajudar, outros jogadores ou tutores podem corrigi-los.

 

Tibia Wiki: Por último, recentemente um bug ocorreu com o item "Some Golden Fruits" e, em um pronunciamento oficial, você disse que o item não será único. Pode nos dizer quais os seus planos para esse item?

Grimrath: Ele provavelmente será incluído como loot de uma criatura ou em uma quest. Sinto muito, mas agora eu não tenho nenhuma informação para compartilhar sobre o paradeiro do golden fruits :) Mas estou confiante que a equipe de conteúdo vai encontrar um evento apropriado para fazê-los voltar a aparecer para todos os jogadores do Tibia.

 

Nós esperamos que você tenha gostado da entrevista tanto quanto nós gostamos de fazê-la.

E ei, esta entrevista foi do Tibia Wiki, ainda temos a entrevista do Portal Tibia para fazer. Não deixe de sugerir que membro da CipSoft você gostaria que entrevistássemos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Grimrat, I mean, Grimrath. Old School Player, member of the customer support team, with some experiences in testing as well, the little hamster has many duties. He cares of all tutors and is entrusted with the technical support. In this interview he tells about the creation of the new tutors system, Latin employees in CipSoft, his desire for a crafting system ingame, meeting in Tibianic, Some Golden Fruits and more. Enjoy.

 

Tibia Wiki: Hauopa Grimrath, first thank you for reserving a little of your time to join us in this interview.

Grimrath: I feel honored to be choosen for an interview by the website of the country with our largest fan-base.

 

Tibia Wiki: To begin, talk a little about yourself, your name, age, hobbies...

Grimrath: Uhhmm..., please understand that I want to keep personal real life data for myself. I am a very active Tibia player, and I want to avoid the risk of being revealed. I think you understand... :)

 

Tibia Wiki: How did you meet Tibia?

Grimrath: I have played pen and paper roleplaying games and pc fantasy games like the Ultima series since the 8o's. When the internet became more and more common with the new millennium, I started to look for something similar online and found Tibia.

 

Tibia Wiki: How and when did you get to know the CipSoft?

Grimrath: I was a Tibia player before I started working for Cipsoft. Someday, I stumbled over an interview given by Durin to TibiaBr.com and he talked about Cipsoft looking for employees. And I said to myself, let's give it a shot. And well..., here I am, still! ;)

 

Tibia Wiki: Do you usually play Tibia when you're not working at CipSoft? Can you share us your main vocation and character level?

Grimrath: I got a character of every vocation. Everyone is above 110+ and I play on an open-pvp server. I prefer no specific vocation but at the moment, I prefer my knight and my druid because they are the most versatile and therefore for me the most fun ones to play.

 

Tibia Wiki: If you could change one thing about Tibia, what would it be?

Grimrath: I would love to have a working crafting system in Tibia and a specific healing skill. In general, I am an old school player which means that I am a fan of less ingame restrictions, more player responsibility and interaction, more sandbox gaming. But it is good to see the game design resting with the product management because many ideas we players have look good at first sight .But if it comes to working on the details many problems can occur which cannot be determined by a player beforehand. Dreaming is a great thing, but some things are simply not possible and we have to respect that, even if it is hard. I learned that when I started working for CipSoft.

 

Tibia Wiki: Is there any Brazilian members working on CipSoft?

Grimrath: We are happy that one of our latest employees is from Latin America. She is a great addition to our team and will help us to improve the support for our Spanish and Portuguese speaking community.

 

Tibia Wiki: What is exactly your daily function in CipSoft?

Grimrath: My main responsibility is the tutor community, which I serve as the master tutor and the technical support, where I check and process bug reports and help our customers via email.

Imagem Postada

Tibia Wiki: A question about tutors: of all volunteers positions that existed only tutors remains. Why simplifying the volunteer's system?

Grimrath: It is a short question which deserves a long answer but I think this would break the given frame. In our old system, players were in the position to exclude each other from the game by holding a special "voluntary helper "position. It worked well but created many conflicts among players and lots of work for us as well. Therefore, we decided to make the transition to put the sole responsibility of rule enforcement in the hands of people which actually work for Cipsoft as employees.

 

Tibia Wiki: Several players ask for the return of gamemasters, saying that Tibia needs a human touch. What do you think?

Grimrath: I think "gamemasters" is only a term for a specific need. The need for immediate and personal ingame attention through a higher instance if it comes to ingame problems. You feel safer and more comfortable if you think someone is there to catch your fall. Voluntary gamemasters will not return, but improving our work by shortening our response time, for example, is something we are constantly working on.

 

Tibia Wiki: If tutors are volunteers who help other players and CipSoft reporting the rules violations, why are they limited to reports like all the other players?

Grimrath: We do not want anybody in the game to hold "special" powers which would make them superior to others. Tutors are essential for Tibia because they are able fill many knowledge gaps of our players, help them when others can't and they try to cover the need for individual help on the servers. But to stay on topic, in my opinion the amount of individual reports for a single character is a point we should review. It is not good if some topics don't get reported because our players have to rate the issues and safe their reports for the "important" ones.

 

Tibia Wiki: Given the large number of tutors under your coordination, do you have help of other CipSoft members or you work alone?

Grimrath: My teammates are there to replace me during times when I am not available. But in general, most of the time, I work alone.

 

Tibia Wiki: Sometimes you meet with the tutors. What is discussed in these meetings?

Grimrath: I try to explain our thoughts behind the decisions we make inside CipSoft to some extent. We address the problems Tutors face in their daily work with other players and I offer individual help in special cases. Furthermore, we thieve the cookies of the dark side and eat them within a fanzy ritual.

 

Tibia Wiki: Although there are many tutors, why so few attend meetings in the game?

Grimrath: I am pretty fine with the number of attendees. Nobody has to attend these meetings and I definitely do not want anybody to miss any classes because of them. Furthermore many tutors only choose to listen in the channel from Rookgaard, for example, because not everyone has a level 8 character to come to the Tibianic on Harmonia, where we currently meet. Everybody is free to find his role and level of activity within the Fellowship of Tutors.

 

Tibia Wiki: How and when was decided that the tutor's system needed a change?

Grimrath: It was a long process. It was discussed initially alongside with the changes on the gamemaster system and developed further until we were able to realize it.

 

Tibia Wiki: The new tutor system has been on air for a few months, what do you think of his?

Is it working the way that the CipSoft has planned?

Grimrath: Yes, for me much better than expected. I think the image of the tutors has changed for the better. We are not being flooded with new members and the ones which we could welcome are really a great addition to the team. Furthermore, the level of support we can offer in the help channel and on the boards did rise significantly. Especially the players who are willing to join the tutor ranks and who give their best to gather "Thank yous" are a great help and they display a wide variety of knowledge. The quality level of the answers on the boards and in the help channel is great as well and helping others is a virtue again.

 

Tibia Wiki: Since the implementation of the system, no changes were made to it, are you planning on further changes on it? If yes, may you share something?

Grimrath: We have 1 or 2 topics which we would like to evaluate and possibly adapt. The number of Tys you need to become a Tutor is one, for example.

 

Tibia Wiki: As in any system, there are always people who swindle it for their own benefit. What are you doing to prevent this?

Grimrath: Since you do not hold any special powers as a Tutor there is nothing which can be abused. Therefore, if someone tries to join the ranks for the sole reason of his own advantage, he/she will realize that there is nothing he can benefit from in game. It is more about being a part of a community and having fun in helping others and seeing other player develop because of your guidance.

 

Tibia Wiki: What is done to a player when he is caught cheating this system?

Grimrath: These cases are very rare and so far, I did not have to interfere. Since you get no ingame advantage from being a tutor, a player cheating his way into the system can do no real harm. However, players who act destructive towards the tutor community can indeed be removed from the position.

 

Tibia Wiki: After the change in the system, we can see a growing number of players interested in the help channel, to what extent this can be positive or negative?

Grimrath: Seeing many players paying attention to the help channel and the help boards is always a good thing. Even if some players give wrong answers in their effort to help others, other players or tutors can correct them.

 

Tibia Wiki: Finally, recently there was a bug with the item "Some Golden Fruits" and, in an official statement, you said that the item wouldn't be unique. Can you tell us about your plans for this item?

Grimrath: It will most likely be included as monster loot, or a quest. I am sorry but right now I do not have any information to share concerning the whereabouts of the golden fruits :) But I am confident that the content team will find a suitable event to make them re-appear for all players of Tibia.

 

We hope you enjoyed the interview as much as we enjoyed making it.

And hey, this interview was of the Tibia Wiki, we still have the interview by Portal Tibia. Be sure to suggest an CipSoft member you'd like to interview!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ótima entrevista... sobre os gms, realmente falta um toque humano no tibia, lembro de quando tentaram sabotar uma banshee quest e o gm apareceu e tornou possível fazer o service tranquilamente. Não há mais como reportar luring/power abusing etc. e isso precisa ser corrigido ou na piot das hipóteses permitido de vez.

Sobre o help channel, eu senti que em luminera aconteceu justamente ao contrário... muitas vezes procuro por ajuda e não encontro quem possa responder, especialmente sobre dúvidas mais técnicas como possíveis bugs.

Mas enfim, acho que essa é a tendência... um atendimento mais "profissionalizado" e consequentemente menos humano.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gostei da entrevista, Grimrath parece ser uma pessoa sensacional por detrás do seu personagem.

Deu para tirar bastante dúvidas sobre o sistema de tutores, como funciona, etc ... Parabéns para o Tibia Wiki, e que venha o Portal.

O nome de um membro que eu gostaria de ver ser entrevistado seria o Guido.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente entrevista, Apesar de curta, foi bem objetiva!

 

Não acredito que os GMs possam voltar. São 72 mundos, supondo que cada “GM” monitora 2 mundos, vão ser necessários 36 funcionários para monitorar todos os mundos. Já imaginaram o gasto que a Cipsoft teria com isso? A Cipsoft está investindo em sistemas que não vão custar o olho da cara para ela, isso é fato.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.