Thodo Fron

[Matéria] - A lendária Excalibug

10 posts in this topic

A lendária Excalibug

Olá, pessoal. Decidi fazer mais uma matéria acerca de um tema polêmico e que não há desfecho (ainda) no universo tibiano. Portanto, não haverá uma conclusão real e concreta sobre o assunto. Tentarei mostrar fatos e teorias para que a conclusão seja tirada por vocês, leitores, e comentadas aqui neste tópico. Qualquer crítica, desde que seja feita educadamente, é bem-vinda (OBS: Tratando-se de um tema que há muitas teorias, é relevante que apresente-se fatos com as possíveis correções da matéria). Sugestões e elogios também são aceitos. Boa leitura!

===============

O nome "Excalibug" foi criado por jogadores. Ele deriva da espada "Excalibur", do famoso Rei Arthur, e "bug" porque ela foi colocada em jogo através de um erro. A teoria mais provável é que um mapper da CipSoft tenha a criado com poderes altíssimos (aproximadamente 200/200) e a escondido na quest do Ornamented Shield. Foi encontrada por Arieswar e Taghor. Porém, sua falcatrua foi descoberta e a espada removida do jogo por Guido. Houve ainda outro caso da mesma arma, só que agora encontrada por Ghaleon em um corpo de Cyclops. Tudo leva a crer que caso ela existisse atualmente, seria a cobiçada Magic Longsword. Mas será mesmo que ela foi removida do jogo?

Imagem Postada
Magic Longsword há alguns anos trás.

Sabe-se também, através de livros tibianos, que os Ruthless Seven estavam atrás da mística espada, que foi utilizada por Banor. Segundo o NPC Avar Tar e mais algumas evidências, ela encontra-se atualmente em Pits of Inferno. Além disso, foi forjada por reis anões em tempos antigos, com materiais encontrados por cyclops dentro de uma estrela cadente. Alguns NPC's denominam a Excalibug de "Godblade", tamanho respeito e admiração por ela ao mesmo tempo.

Imagem Postada
Suposta atual localização da lendária sword.

É interessante notar que o sprite da antiga Magic Longsword e da suposta atual Excalibug é idêntica. Seria as duas uma coisa só? Seria esse o desfecho de um mistério que os tibianos se questionam há tanto tempo? Há mais pistas e perguntas ainda. Observem um dos milhares de livros que é possível de se encontrar no jogo:

Urb'thasha kenle morg,
Alis'thasha dah ar'atun!
Kath'ara Uman far'tha morguthis.
Aranah Zathroth ala'shena!
Zathroth par'ashis,
Zathroth thasha'morg,
Zathroth nah'ved,
Zathroth ar'atun!
Tha lil'lil baka'etheis excalibug,
vis'nah...
morg'nah...
ekoth'sin...
thosharsis tha'Basilisk...
Zathroth kath'ras Zatragil,
Uman ar'thasha Uth'Amon...
Fardos ethes...
Uman ar'atus...
Zathroth alth'ashara
nah baka'sha res'sehra Beholders...
Excalibug kenle'sha Kruzak sarvithos,
Tha'shat ras alth'ara Mintwallin...
Marvik esha'ina excalibug!
Urb'thasha, Urb'thasha!
Kenel'far, Kenel'far!
Uman ar'atorn, klathis ina excalibug,
Zathroth vis'theshin Basilisk!
Basilisk fa'uth excalibug
evarthus ar'vis Mel'thinas...
Mel'thinas ekoth'res Noodles!
Fardos ar'kathsi Zathroth,
mas'thoshi Basilisk stoth'ria!
Kruzak tha sarvithos tho'ris excalibug...
Sarvithos'arah vismo lil'inas!
Kath'arakh Muriel, Urb'ina Kruzak...
Tha'fara "EXEVO GRAN MAS VIS"!!!
Zathroth nex'ilis... Zathroth artha'vid!
Fardos neh'morg ina gal'atha fashis...
gal'desha fashis, fashis..

Interpretando por partes, nomes épicos como Basilisk (mais informações aqui) e Morguthis, o faraó conhecido como o general das armas, são citados. É sabido que foram anões que forjaram a Excalibug, e contendo uma possível relação com o Basilisk, além de ter em mente que a espada tinha como fim combater criaturas malígnas, supõe-se que uma de suas metas (se não a principal) era destruir a enigmática cobra.
Beholders também são lembrados na mensagem. O porquê ninguém sabe. A raça em questão é muito inteligente, talvez aí esteja alguma possível ligação.
NPC's como Muriel e Marvik são citados, sem um motivo aparente.

King Tibianus, o rei de Thais, oferece uma grande recompensa para quem o entregar a Excalibug. Contudo, seu embaixador Roderick afirma que ela é um "bom mito e nada mais". Há, ainda, outro livro, que é possível encontrar na Dream Realm library:

When the tower falls,
when the cold loses its sting,
when the small walks the halls of the great,
when the lord of murder loses his nobility,
when the ice kisses the fire,
when the arrow will not fly twice,
when the thunder silences the mute,
when the red meets the green on golden ground,
when the ivory is broken by the blood-stained hand,
when the dead walk on earth and laugh at the gods,
when the names will be erased and the vanished return,
when the forbidden twin no longer exists,
when the one-eyed king dies in fire,
when the traitor meets his fate,
then excalibug will be reborn in the flame of justice.

Forma-se um anagrama, que ficaria "t c s l i a t r i d n f o t" ===> "find scott trail" (encontre scott trail). Existe um NPC, em Senja, chamado Scott. Será que é apenas coincidência?
Fazendo uma outra análise, é possível chegar a algumas conclusões, sabendo que a possível e atual Excalibug encontra-se embaixo da Knightwatch tower (observação: para entender com clareza a interpretação, é necessário um conhecimento básico de inglês do leitor):

"When the tower falls" ===> Quando a Knightwatch Tower não poder mais protegê-la

"When the cold loses its sting" ===> Pode se referir ao fato de a torre estar ao "ar livre" e a Excalibug no centro da terra, aonde é mais quente

"When the small walk the halls of the great" ===> Humanos entrando na Pits of Inferno, nos tronos dos Ruthless Seven

"When the lord of murder loses his nobility" ===> A cada update, mais demon lords são revelados. O "lord of murder" provavelmente é o mais forte de todos e deverá ser revelado em breve, e talvez possa ter como loot um item que permita atravessar os lasers da sala atual da Excalibug

"When the ice kisses the fire" ===> Quando a torre cair, o gelo encontrará o fogo. Talvez haverá uma passagem que leve diretamente ao lugar aonde se encontra a espada

"when the dead walk on earth and laugh at the gods," ===> Invasão de mortos em Plains of Havoc

"when the forbidden twin no longer exists," ===> Referindo-se à Magic Long Sword (aos dois casos em que foi encontrada?)

"when the one-eyed king dies in fire," ===> Interpretação difícil. "Um olho" = Cyclops? (Magic Longsword = Cyclopmania Sword)

"when the traitor meets his fate," ===> Referindo-se ao mapper corrupto?

Há ainda quem compare a Excalibug com a Warlord Sword. Entretanto, é fundamental lembrar que esta última tem poderes malígnos, ou seja, totalmente o contrário do "objetivo" da Excalibug, que é uma espada "do bem".

Imagem Postada

Muitas teorias e poucas respostas. É assim que melhor define-se a enigmática Excalibug. Será que algum dia teremos uma conclusão? Apenas o tempo nos dirá. E lembrem-se que o RPG não pode morrer, pois os poucos fatos que existem hoje foram descobertos graças a ousadia e determinação de jogadores em coletar informações.

Imagem Postada

Edited by Thodo Fron

Gostei muito das teorias cara,

você poderia fazer uma matéria tambem sobre a warlord sword, explicando as origens de seus "poderes malignos"

Guest Sion Barzahd

Pensei que era Godslayer, mas devo ter confundido.

do livro (q eu queria saber ql é) vale citar tb Zathroth.

fiquei com medo do anagrama, nunca reparei nisso o.o

a interpretação faz sentido, ao menos me convenceu... mas saber sobre a corrupção de um mapper e bugs do passado, convém a cip usar isso como informação pros roleplayers?

e n sabia q a warlord seria uma espada maligna... ia ser legal ver algo sobre o assunto.

mandou bem.

Guest Ducca

Ficou bem legal a materia, porem nao vi muita coisa que nao sabia.

A novidade foi que a Excalibug eh "do bem" e a Warlord Sword eh "do mal".

Tambem nao sabia desse "poema" falando da Knight Tower, das espadas proibidas e do mapper "traidor" e_e

[email protected]

Eu aproveitei e dei uma olhada no seu topico do Basilisk e quem tiver interessado em uma coisa eh soh ver o spoil abaixo.

Bom gente, oque estah escrito aqui nao eh certeza absoluta, soh nao eh absoluta porque eu nao vi por mim mesmo, porem disseram pelos forums que no Twitter do Guido ele fez varias revelacoes, nao lembro de muitas porque nao me marcaram, mas essa do Basilisk me chamou a atencao:

ele disse no meio dessas "revelacoes" que o Basilisk por mais que seja procurado e discutido ele NUNCA vai poder ser alcancado/acessado.

Edited by Ducca

muito legal a materia parabens ^^

os misterios que envolvem essa espada, junto com a warlord e a magic long, sao muitos, é muito legal pensar sobre essas quests. eu so espero q a cip nao faça dela um futuro loot de algum boss, assim como o thunder hammer

Belas descobertas.

Em todas as lendas que a cipsoft cria dentro de tibia acontece a mesma coisa: Existem várias coisas que dão a entender que o mito existe, mas nunca uma em definitiva. As pistas são meio discretas, de forma que nunca dá para chegar numa conclusão. O 2º livro citado é um bom exemplo disso.

Eu nunca me aprofundei muito na excalibug, mas tá claro que se ela existir, a chave são os Sete Cruéis, os NK, e PoH.

Parabéns pela matéria, mas realmente não tem muita coisa que já não foi falada antes...

Quanto a sua interpretação do livro, além de ter achado viagem o negocio do anagrama, também achei a interpretação de alguns versos meio sem noção hahaha, mas é só a minha opinião, talvez você esteja certo, talvez não, ninguém tem provas pra dizer o contrário hahaha!

Gostei muito da matéria!!!

Um belo apanhado de informações sobre essa mítica espada!!!!

Mais um mistério do Tibia...

Só nos resta sabe se algum dia será descoberta a explicação

para ele!!!

Gostei da matéria, é bem interessante como a Cip através de acontecimentos estranhos consegue criar todo um mistério por atras de uma mística espada "bug".

No mais, acho que é uma questão de super-RPG, e se algum dia a Cip dissesse assim "existe uma maneira de pegar a excalibug", muita, mas muita gente voltariam a encher as bibliotecas do tibia para tentar descobrir.

Sempre fui aficionado nessas histórias e RPG... Imagem Postada

Os que falam que não acreditam, é por que não gostam de RPG ou não querem acreditar. É fácil falar que é apenas uma lenda sem poder provar.

Também é dificil afirmar que existe, sem provas; mas podemos nos basear no passado para obter tais respostas.

Muitas coisas que descobrimos recentemente, items que antes eram "mito" hoje são comuns... Bosses e monstros que existiam em livros passaram a serem descobertos e alguns adicionados nos updates que vão surgindo, portanto é impossível que os criadores do Tibia, desenvolvam tal conteúdo que no fim seria apenas perca de tempo.

O tempo é o fator principal para essas descobertas, como já se provou anteriormente.

Fatos:

• Excalibug ou 'Magic Long Sword' existe sim. Está no .spr do Tibia(arquivo que contem os sprites). Seu formato foi alterado com um update recente no qual foi adicionado LV, ATK e etc.
  • Mesmo que o item não possa ser obtido (acredito que possa), futuramente ele poderá, cedo ou tarde esse item fará parte do mercado Tibiano, até la, nos cabe descobrir como e ficar na história como os descobridores de tal façanha.
  • O que se deve ao fato desse item não ter sido descoberto até agora e outras coisas, sim?! - Simplesmente o fato de o Tibia estar crescendo sempre, junto com seu conteúdo, quantidade de jogadores, exploradores e amantes do RPG dispostos a descobrir a verdade por trás da lenda.

Minha Opinião:

É fácil opinar sem argumentos e eu posso simplesmente sair falando bobagens como "isso é uma bobagem", "a cip n faria isso" e "provavelmente esta em um lugar premmy free ñ pode sonhar tão alto".

É mediocridade ficar falando isso, pois as maiores descobertas foram feitas por Free (tal como a descoberta de demona, isle of the kings, linguagem orc e beholder). O continente free tem uma coisa que o novo mundo premmy não tem, história! É, os novos continentes não tem tanta história pra contar tanto quanto POH, Thais e a origem do Tibia em si.

Se há grandes coisas para se descobrir elas estão em solo free, não há motivos para a cip ter colocado isso apenas para premmys pois quando surgiu toda essa história nem 1% da população tibiana pagava pra jogar.

O que eu sei:

Eu sei que não devo saber nem 20% da história do Tibia em geral, como surgiu e muito menos aonde vai acabar tudo isso.

Mas o que eu posso dizer é que há muitas coisas para se procurar ainda, palavras e lugares a serem descobertos.

O Emperor Kruzak realmente é um inútil, na verdade todos NPCs são. Mas todos tem algo a dizer quando você sabe a palavra certa.

Kruzak diz sim sobre o basilisco, se você procurar spoilers de quests sobre o mesmo, sabe-se que é oferecida uma recompensa pela cabeça do monstro, muitos acham que a recompensa é a dragon escale legs(que fica logo ao lado na sala do tesouro do emperador) e que é um dos bichos que pode carregar a Excalibug.

Mas dai vamos entrar em um mundo gigantesco de suposições, mitos e realidade. Se vamos falar dos dwarfs e dos cyclops, supomos que a história pode ser encontrada aonde tem muitos deles, ou os 2 juntos, ou em suas civilizações.

Mais dai² poderia se dizer também outras coisas como, os dwarfs não são os unicos na história, outros como os Orcs podem estar metidos na história também, assim como o surgimento dos mesmos, dos Elfs que ao se rebelarem contra seu "deus" criador se tornaram malignos e viraram Orcs e dai podemos dizer também que os Orcs também tiveram seu tempo de glória e seus ferreiros também eram extraordinários, Ulderek mestre do conhecido "orc blindado" (de rookgaard) criou a famosa "Warlord Sword" suposta cópia da Excalibug, ou não.

Logo, acabamos botando os Elfs no meio e assim podemos botar todo mundo no meio, desde o surgimento dos primeiros monstros criados por Zathroth.

E surgirão mais perguntas, como por exemplo por que o Basilisco é/era um NPC, como chegar nele, o que ele tem haver com a Excalibug, se os Dwarfs perderam sua melhor armadura (dwarven armor) para os orcs durante a batalha(sam's old backpack quest), podiam também terem perdido pra qualquer outra raça. Ou que os Orcs (de acordo com as pistas, são os mais prováveis de estarem ou saber o paradeiro de vários itens raros como as duas espadas Warlord e Excalibug).

Mas anexando conhecimentos antigos com updates recentes (Zao) podem surgir novas pistas, pois sabe-se que os Orcs nunca se deram bem com nenhuma outra aliança a não ser a dos Dragões e agora surge Zao e um terrível mal por trais de tudo (pode e deve ser um novo membro do Ruleth Seven ou do Triangle of Terror) e assim vão surgindo novas pistas...

Dicas:

• Procurem sobre 'O Machado Sangrento' nos fóruns ou até mesmo no google, é uma história que fala muito sobre isso.
  • Com o update de Yalahar e o surgimento das ilhas Setentrionais, mais conteúdo sobre Durin e elder dwarfs, um dos supostos guerreiros que poderiam saber o paradeiro ou até mesmo possuir a espada, foi adicionado.
  • Tibia se baseia no RPG criado por JR. Tolkien (mesmo criador de 'O senhor dos aneis'), muitas dessas histórias estão no seu primeiro livro 'O Silmarillion', podem procurar por pistas lá também.

Espero ter ajudado em algo, outras verdades podem ser obtidas pesquisando mais.

Eu não vou revelar tudo o que sei e nem posso até conseguir confirmar, pois ainda sou lv 60 e algumas coisas exigem leveis mais altos (como ir para POI) e explorar outros lugares com mais tranquilidade. Imagem Postada

Att,

Lord Outland

Guest
This topic is now closed to further replies.

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.