<

Ir para conteúdo

Foto

Ex-Funcionário da CipSoft, Umarath, responde perguntas no Reddit

• Tópico fechado. Este tópico está fechado
11 respostas neste tópico

Alquimista Mike

Alquimista Mike

O antigo Product ManagerUmarath, que deixou a CipSoft recentemente, criou um tópico no fórum Reddit para responder pergunta dos jogadores a respeito do jogo e seu trabalho como funcionário da Cip. Selecionamos abaixo algumas perguntas/respostas que foram interessantes, lembre-se que elas foram feitas por jogadores e não seguem uma ordem linear.

umrath.png

- Conversei recentemente com Tajured (CM) no último test server antes de você deixar a CipSoft e falamos sobre como as novas ideias e conceitos são tratados pela CipSoft. Ele comentou comigo que mesmo que toda equipe de conteúdo goste de uma ideia ou até mesmo todas as equipes concordem com ela, é irrelevante, pois se um gerente da CipSoft disser que não é não. Resumidamente, se toda a equipe, não importa a área aprove uma ideia, se um membro superior não gostar, ela nunca mais será discutida e será destruída. Qual sua opinião sobre isso?

UmarathCipSoft não é uma democracia. Se a gerência diz "não!" e está firme nessa decisão, então nada vai acontecer. Por exemplo, demorou 10 anos para aprovar os novos servidores brasileiros após a primeira tentativa falha com Tenebra.

- Fiquei curioso se houve uma mudança na cultura corporativa no Cipsoft nos últimos tempos. Parece que as próximas atualizações são discutidas mais com os jogadores, e o feedback é levado em consideração. Coisas que eram blasfêmias antes.

Umarath: O Tibia teve um novo líder entre os product managers há cerca de 2 anos. Isso com certeza teve um impacto.

- O que você acha que a CipSoft poderia fazer para combater o abuso de poder das guilds dominantes, fazendo muita das vezes você ter que trocar de servidor para não ser morto ou ter a hunt atrapalhada apenas por não pertencer a guild ou pagar para viver tranquilamente naquele servidor? Existem inúmeras pessoas abandonando o jogo por conta das dominantes e com certeza deve prejudicar a CipSoft.

UmarathNão tenho certeza se realmente as guilds dominantes são prejudiciais. Lembrando que, só posso falar a minha opinião, não a da  CipSoft: se eu estivesse no comando, eu não interferiria, a menos que esteja ficando realmente destrutivo. As lutas de poder são uma parte essencial do Tibia.

- A Cipsoft acredita  realmente que os clientes têm uma ideia do que é bom para o jogo e o que não é?

Umarath: O feedback do jogador é valioso. Mas seria tolo fazer exatamente o que alguns jogadores dizem.

- Por que há cerca de 0 anúncios publicitários?
UmarathPorque o gerenciamento não os deseja.

- Como a CipSoft reage em relação aos jogadores pedindo servidores 7.4... 7.6...?

UmarathQuestão difícil pois a CipSoft tem mais de 80 funcionários, então há muitas opiniões sobre o assunto. Falando por mim, eu acho a ideia ridícula, porque aqueles que pedem um servidor 7.x nem conseguem terminar a frase sem "Mas..." no final, que essencialmente corta tudo praticamente do que o 7.x representa.

- Você poderia contar mais a fundo sobre o jogo Fiction Fighters e porque ele foi descontinuado?

UmarathOh, essa é uma longa história! Deixe-me começar com o fim: os jogadores simplesmente não gostaram do jogo, então ele foi "banido". Fiction Fighters foi o primeiro jogo novo e real que se desenvolveu após o Tibia. (Eu não conto o TibiaME como um jogo autônomo, vejo ele apenas como um spin-off do Tibia.) Então eles (o pessoal da CipSoft) tiveram de aprender como fazer aquilo e cometeram um bocado de erros (naturalmente) enquanto criavam/desenvolviam o FF. O maior erro deles foi dizer "pare" consideravelmente tarde demais.

O que vocês acharam sobre algumas das declarações do ex-gerente de produto da CipSoft? Curtiu? Não curtiu? Achou polêmica? Deixe seu comentário.

Confira mais perguntas e respostas diretamente no Reddit clicando aqui.

Farrel Kautely

Farrel Kautely

Eu nem fazia ideia que a CipSoft tinha desenvolvido outro jogo além do Tibia/TibiaME.

Atlas

Atlas
Falou que saiu por uma mudança no jogo.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Skiann Torphyx

Skiann Torphyx

As duas partes que achei interessante foram:

- Como a CipSoft reage em relação aos jogadores pedindo servidores 7.4... 7.6...?
[...] eu acho a ideia ridícula, porque aqueles que pedem um servidor 7.x nem conseguem terminar a frase sem "Mas..." no final, que essencialmente corta tudo praticamente do que o 7.x representa.

EXATAMENTE isso, o pessoal vive pedindo servidores 7.4, 7.6, 7.7, 8.0 e etc, nem sabem exatamente qual querem, ainda dizem "Queria um servidor 7.1 mas com todo conteúdo que tem atualmente  :thinking:

- Você poderia contar mais a fundo sobre o jogo Fiction Fighters e porque ele foi descontinuado?
Umarath: Oh, essa é uma longa história! Deixe-me começar com o fim: os jogadores simplesmente não gostaram do jogo, então ele foi "banido". Fiction Fighters foi o primeiro jogo novo e real que se desenvolveu após o Tibia. (Eu não conto o TibiaME como um jogo autônomo, vejo ele apenas como um spin-off do Tibia.) Então eles (o pessoal da CipSoft) tiveram de aprender como fazer aquilo e cometeram um bocado de erros (naturalmente) enquanto criavam/desenvolviam o FF. O maior erro deles foi dizer "pare" consideravelmente tarde demais.

Aqui está um dos maiores erros da CipSoft, eles pegam boa parte dos lucros que o Tibia gera, então tentam criar outros jogos, porém fazem isso sem pesquisar para saber se os jogadores acham a ideia interessante. No final gastam recursos em algo que vai ser descontinuado em poucos meses. Estão cometendo essa mesma falha novamente, em uma das entrevista já deixaram claro que estão trabalhando em um novo projeto (jogo). 

Editado por: Skiann Torphyx, 13 de June de 2017 - 20:40

Allison S.

Allison S.

"Umarath: A CipSoft não é uma democracia. Se a gerência diz "não!" e está firme nessa decisão, então nada vai acontecer. "

uma vergonha isso pra quem se esforça pra elaborar propostas ou debater partes incompletas da história do jogo.

madlynn

madlynn

UmarathNão tenho certeza se realmente as guilds dominantes são prejudiciais. Lembrando que, só posso falar a minha opinião, não a da  CipSoft: se eu estivesse no comando, eu não interferiria, a menos que esteja ficando realmente destrutivo. As lutas de poder são uma parte essencial do Tibia.

É isso que a geração mimimi não entende, se quer o servidor livre das dominantes, é simples, junta todos os players e derrubem a dominante, se conseguirem tirar a dominante, depois deem o feedback de quanto tempo o servidor durou sem uma guild dominante. 

be713

be713

A ideia de criar um servidor clássico, utilizando a versão 7.4 é menos ridículo do que manter vários servidores com 20~30 pessoas online atualmente.

Se não há um consenso em qual versão clássica especificamente deve ser usada, é só levar em consideração as mudanças bruscas que ocorreram no jogo: Por exemplo, a implementação de Hotkeys, etc.

Está mais do que óbvio que há um mercado valioso de ex-jogadores e até de ativos que querem jogar num servidor clássico.

Até donos de ot server já perceberam isso.

Davix

Davix

Umrath

Actually: The opposite is the case. CipSoft's management is very conservative.

Apesar de ser óbvio, vemos claramente o problema da cipsoft, muito conservativa

edit:

.

Falou que saiu por uma mudança no jogo.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

A pergunta era porque ele parou de jogar, que ele respondeu mais acima
I actively played Tibia until 2007 (started in 1998 I think). I quit playing after rune baking got removed from the game.

Ou seja, ele jogou até 2007, quando colocaram runas pra vender, pois ele era runnermaker.

No fim ele diz porque saiu da empresa

Umrath

Personal reasons. And I got a really good offer from my new employer.

Editado por: Davix, 14 de June de 2017 - 05:20

kminari

kminari

"Umarath: A CipSoft não é uma democracia. Se a gerência diz "não!" e está firme nessa decisão, então nada vai acontecer. "

uma vergonha isso pra quem se esforça pra elaborar propostas ou debater partes incompletas da história do jogo.

Cara isso é bem comum em empresa, infelizmente.

Fairy Fox

Fairy Fox

Nossa eu me lembro desse Fiction Fighters, era um jogo ruim demais de quadrinhos... teve tudo pra dar errado, tentei jogar na época mais era confuso demais.

Enfim, não teve novidades nas coisas que ele disse, e com certeza eles assinam um acordo para não poder falar sobre as coisas do jogo. Acham que ele não sabe o que tem atrás da porta 999? Eu duvido disso, mas enfim, desejo boa sorte para ele!

Master Gadita Leon

Master Gadita Leon

Essa inflexibilidade da Cipsoft reflete na situação atual do game. Pô você tem uma equipe criativa dando ótimas sugestões no brainstorm e ignora veementemente?

[...]Enfim, não teve novidades nas coisas que ele disse, e com certeza eles assinam um acordo para não poder falar sobre as coisas do jogo. Acham que ele não sabe o que tem atrás da porta 999? Eu duvido disso, mas enfim, desejo boa sorte para ele!

Ele não é da parte de "content" por isso não teve "novidades". Mas foi interessante por exemplo saber que ele foi um dos responsáveis pela criação desses servers SA. Sobre a Banuta, como eu disse e como está na entrevista, ele não teria como saber pois não era da área dele mas mesmo assim ele respondeu quando perguntaram.

[–]NaFoton 2 pontos

1 dia ago  

What is behind banuta 999 gate ?

[–]umrath[S] 7 pontos

1 dia ago  

Honestly: I don't know.

[–]NaFoton 2 pontos

1 dia ago  

Now I'm sad :( Honestly if you knew you probably wouldn't tell

[–]umrath[S] 3 pontos

1 dia ago  

True. But then I would say that. 

Editado por: Master Gadita Leon, 14 de June de 2017 - 13:37

Yakov Lossehelin

Yakov Lossehelin

Fico pensando que já teve tantas mudanças para não ter abuso de no uso magias e runas e porque não fazem o mesmo com a Exiva? Será que é um dos chefões não deixa mudar isso? Eu sou low lvl então praticamente não sou incomodado por ninguém mas tenho muitos amigos que inclusive pararam de jogar por coisa semelhantes a essas.

0 usuário(s) está(ão) lendo este fórum

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membro(s) anônimo(s)