<

Ir para conteúdo



Foto

Entrevista com Eudocia!


  • Por favor, faça o login para responder
8 respostas neste tópico

#1
Sanosuke'Matheus

Sanosuke'Matheus

For english version, click here!
 

Neste ano, o Tibia Wiki entrevistou a líder da equipe de conteúdo da CipSoft, Eudocia.
 
Tenha uma excelente leitura!
 
Tibia Wiki: Quem é Eudocia? Nos conte brevemente sobre você, seus hobbies, sua vida e, principalmente, sobre seu trabalho na CipSoft e como o Tibia entrou em sua vida.
Eudocia: Tenho 37 anos. Eu gosto de jogos RPG, seja no computador, larp ou caneta e papel. Eu também adoro todos os tipos de quadrinhos. Eu sou uma mãe de dois filhos, e meu filho mais velho fica realmente atrás de mim. Sua atividade de lazer favorita é jogar seu XBox 360.
Uma vez que os jogos sempre estiveram na minha vida, eu simplesmente tive que me candidatar quando vi uma oferta de emprego na CipSoft em 2014. Eu consegui o trabalho e estou trabalhando na equipe de conteúdo do Tibia desde então. Quando o Count Tofifti deixou a CipSoft, eu assumi sua posição como líder da equipe.

 
Tibia Wiki: Você joga Tibia? Qual a sua vocação e seu level?
Eudocia: Eu jogo Tibia no meu tempo livre, no entanto, bastante esporadicamente. Então, meu paladin ainda está abaixo do mágico level 100. Devido ao meu trabalho na equipe de conteúdo, eu jogo em personagens de todas as vocações e leveis. Um servidor de testes e magias dos Deuses é muito útil às vezes também... ;)
 
Tibia Wiki: Qual mudança você acha que provocou o maior impacto na economia tibiana?
Eudocia: Não tenho certeza do que você está se referindo aqui. De modo como eu entendi a pergunta, eu diria que quando foram introduzidos os Premium Scrolls, ou mais recentemente, a introdução dos Tibia Coins. De uma perspectiva da equipe de conteúdo, porém, estou bastante curiosa sobre o impacto que o sistema de imbuing terá sobre a economia, uma vez que produtos de criatura são necessários para isso. Estou curiosa sobre como tudo isso vai ficar ao longo prazo.
 
Tibia Wiki: Na sua opinião, você acha que a economia do jogo está ruim?
Eudocia: "Ruim" não é um termo muito específico. A situação da economia do Tibia não pode ser analisada em apenas uma ou duas frases. Talvez eu não esteja qualificada para dar uma resposta profunda a essa pergunta. Assistimos ao desenvolvimento da economia do Tibia e interferimos quando sentimos que é realmente necessário.
 
Tibia Wiki: Você acha que os Tibia Coins foi um avanço positivo para a economia?
Eudocia: Em geral eu diria "sim".
 
Tibia Wiki: Como o mercado negro existente hoje influencia na economia do jogo?
Eudocia: Este assunto sobre economia não é realmente minha área. O mercado negro no Tibia não é diferente de qualquer outro mercado negro, eu suponho. Parece óbvio que há uma correlação entre os preços no jogo e os preços no mercado negro, então parece haver uma influência.
 
Tibia Wiki: Hoje em dia temos muito leveis altos no jogo e está muito mais fácil conseguir alguns itens antes considerados raros, você acha que isso tem relação? A grande quantidade de leveis alto no jogo é algo negativo?
Eudocia: Sim, eu diria que há uma relação. Os itens mais raros estão no jogo, e quanto mais pessoas com leveis elevados, mais destes itens raros estarão no jogo. Isso é um desenvolvimento bastante natural.
 
Tibia Wiki: Existe algum planejamento para dificultar os jogadores de pegarem leveis e diminuir a quantidade de leveis altos no jogo?
Eudocia: A princípio, a quantidade de leveis altos em um jogo não é uma coisa negativa. Os jogadores jogam o jogo e ganham mais leveis. É uma das características do Tibia realmente não ter fim. O desenvolvimento de leveis tem de ser considerado ao criar conteúdo para o Tibia. Eu não estou ciente de quaisquer planos para tornar mais difícil para as pessoas subirem de level, ou de diminuir a quantidade de leveis altos de alguma forma.
 
Tibia Wiki: Atualmente temos muito itens e quests para jogadores até level 250, Tibia é um jogo para jogadores mid-leveis? Você acha que o jogo perde a graça para jogadores de leveis mais altos, acima de 400?
Eudocia: Ao desenvolver um conteúdo, nós nos concentramos nas faixas de leveis que a maioria dos jogadores estão atualmente, tentando não negligenciar as outras faixas de level. Então Tibia oferece quests e conteúdos para todos os leveis. Leveis baixos, leveis médio e leveis altos. Eu ficaria um pouco surpresa se um jogador acima do level 400 realmente não encontrasse uma única coisa para fazer no Tibia que fosse divertida ou desafiadora.

 

Tibia Wiki: Qual a dificuldade de criar conteúdo para leveis muito alto?
Eudocia: Hmm... Eu diria que conectar as quests com a história do Tibia. Você tem que ter certeza que você não estará deixando uma parte importante da história longe da maioria dos jogadores. Isso é realmente perigoso quando você cria conteúdo para jogadores de level muito alto. Você não pode ter certeza de que a maioria das pessoas vai chegar nesse level. Assim, eles podem perder uma parte importante da história que você está contando.
 
Tibia Wiki: Como vão os avanços em relação ao balanceamento de vocações?
Eudocia: Atualmente, não existem planos concretos para trabalhar ativamente no balanceamento de vocações. Eu não esperaria nada nesse assunto a médio prazo.
 
Tibia Wiki: Em 2014 um novo conceito de vocações foi apresentado aos jogadores, vocês ainda trabalham com esse projeto ou ele já foi abandonado?
Eudocia: Suponho que você esteja se referindo às definições de vocações que foram apresentadas para discussão em uma Dev Note naquela época. Atualmente, não estamos trabalhando nisso. No entanto, eu não posso dizer que este tópico nunca virá a tona outra vez. No entanto, não está no nosso foco no momento.
 
Tibia Wiki: Já faz algum tempo que os jogadores pedem uma revisão nas vocações e muito já foi prometido mas até o momento não tivemos nada a respeito, qual o motivo que dificulta tanto trabalhar nessa área?
Eudocia: O Tibia vem crescendo há 20 anos - e com ele, as vocações, a complexidade do jogo e os jogadores que também se acostumaram com seus personagens. Se você quiser mudar alguma coisa, você tem que ter muito cuidado. Você não quer estragar nada para os jogadores, e você simplesmente não pode arriscar estragar algo no jogo em si. A crescente complexidade é a maior dificuldade, eu diria.
 
Tibia Wiki: O que podemos esperar para o futuro das vocações? Existe alguma dev note ou algo que possa compartilhar? Podemos esperar novidades nesse assunto em 2017?
Eudocia: Eu acho que não. Para o primeiro semestre de 2017, eu posso com certeza dizer não. Para a segunda metade, eu continuo duvidando muito também. Mas não sou eu quem toma as decisões. O product manager do Tibia decide quais projetos serão trabalhados.
 
Tibia Wiki: Existe algum planejamento de revisar antigas criaturas? Podemos esperar uma volta do Council Board?
Eudocia: Não há nenhum plano para um retorno do Council Board, eu não o descartaria categoricamente, no entanto. Sobre a revisão de antigas criaturas, eu não ouvi falar de planos definidos. Assim, no futuro mais próximo, isso provavelmente não deve acontecer.
 
Tibia Wiki: Qual foi a ideia por trás da Ferumbras' Ascendant Quest? Você acredita que isso possa diminuir a raridade de um boss antes exclusivo de invasões? Existe planos para criar quests para outros bosses famosos?
Eudocia: Ferumbras Ascendant é uma missão desafiadora, eu consideraria esse conteúdo para leveis altos. A ideia por trás disso era desenvolver um tópico lendário um pouco mais, para continuar contando uma história de suspense. Eu não acho que esta nova quest diminui o valor de Ferumbras ou a importância de Ferumbras para o Tibia. A quest é uma extensão da história, e não uma desvalorização. É realmente possível que algo semelhante possa acontecer com outros bosses famosos no futuro.
 
Tibia Wiki: Na sua opinião, os desafios que existiam antigamente na hora de matar bosses acabou? Sabemos que os jogadores estão mais fortes e com isso conseguem matar mais rápido, existe algum plano de revisar as magias de criaturas, como com a IA, para deixar essas batalhas mais difíceis?
Eudocia: Nós realmente tentamos continuar deixando o Tibia desafiador, por exemplo, adicionando novas magias para as criaturas. Ao longo do passado do Tibia, e atualmente também, criaturas receberam atualizações em suas maneiras de tornar a vida dos jogadores mais difícil. Aconteceu com esta atualização de inverno também.
 
Tibia Wiki: Muitos funcionários já compartilharam o desejo de criar um craft-system no Tibia, você acha que estamos próximos disso ou ainda estamos muito longe?
Eudocia: A atualização de inverno trouxe o sistema de imbuing para o Tibia. Um sistema de crafting real no sentido de criar itens completamente novos combinando matérias-primas diferentes é algo muito distante, eu diria. Alguns argumentam que atividades como fazer um bolo, por exemplo, é um pouco de crafting no Tibia. ;)
 
Tibia Wiki: Quanto tempo leva para que uma ideia seja discutida e inserida no jogo? Por quais etapas essa ideia deve passar?
Eudocia: Isso pode realmente levar muito tempo, dependendo do tema da ideia. Às vezes, muitas pesquisas precisam ser feitas, os riscos precisam ser analisados e avaliados. Para dar-lhe uma estimativa geral, porém, uma ideia pode ser adicionada no jogo em apenas um ciclo de atualização. Digamos que planejamos implementar uma nova área. Discutimos a ideia, então é decidido, ela é construída, ela é testada, bugs corrigidos, ela vai online. Isso poderia acontecer durante cerca de meio ano.
 
Tibia Wiki: Você acredita que um novo cliente pode ser a solução para o botters?
Eudocia: A solução para o problema de bots não pode vir de um único elemento, na minha opinião. Além disso, o Tibia 11 não foi construído com o foco em resolver o problema de bots. Foi construído para deixar o Tibia apto para o futuro.
 
Tibia Wiki: Para finalizar, deixe algum recado para todos os brasileiros e para os leitores dessa entrevista!
Eudocia: Espero que todos estejam gostando do conteúdo do Tibia! Obrigado pelo seu interesse, e uma feliz temporada de férias para o Brasil! Que 2017 seja um grande ano!



#2
Sanosuke'Matheus

Sanosuke'Matheus

In this year, Tibia Wiki interviewed the lead content designer of CipSoft, Eudocia.
 
Have a nice reading!
 
Tibia Wiki: Who is Eudocia? In briefly tell us about yourself, your hobbies, your life, and especially about his work at CipSoft and how Tibia came into his life.
Eudocia: I'm 37 years old. I am into role playing games, be it on the computer, larp or pen&paper. I also love all sorts of comics. I am a mother of two, and my oldest son comes really after me. His favorite leasure time activity is playing with his XBox 360.
Since games have always been in my life, I simply had to apply when I saw a job offer by CipSoft in 2014. I got the job and have been working in Tibia's content team ever since. When Count Tofifti left CipSoft, I took over his position as team lead.

 

Tibia Wiki: Do you play Tibia? What is your vocation and your level?
Eudocia: I do play Tibia in my leasure time, however, rather sporadic. So my paladin is still below the magic threshold of level 100. For my work in the content team, I do play characters of all vocations and level ranges though. A test server and god spells come in very handy at times... ;)

 

Tibia Wiki: What change do you think that most caused impact on Tibia economy?
Eudocia: I'm not sure what you are referring to here. The way I understand the question, I'll have to reply with the premium scrolls when they were introduced, or more recently, the introduction of Tibia coins. From a content team perspective though, I'm rather curious about the impact that the imbuing system will have on the economy, since creature products are needed for it. I'm curious about how all that will play out in the long run.

 

Tibia Wiki: Do you think that the economy of the game is bad?
Eudocia: "Bad" is not a very specific term. The situation of Tibia's economy can't really be analysed in just one or two sentences. I might not be qualified to give a profound answer to this question, I'm afraid. We watch the develeopment of Tibia's economy and interfere when we feel it is really necessary.

 

Tibia Wiki: Do you think Tibia Coins was a positive thing for the economy?
Eudocia: In general I would say "yes".

 

Tibia Wiki: How the existing black market today influences the game economy?
Eudocia: This economy topic is actually not my area of expertise. The black market for Tibia is not different to any other black market, I suppose. It seems obvious that there is a correlation between ingame prices and black market prices, so an influence seems to be given. 

 

Tibia Wiki: Currently, we've many high levels in Tibia and is much easier to get some items once considered rares, you think this is related?
Eudocia: Yes, I would say there is a relation. The longer rare items are ingame, and the more people there are with higher levels, the more of these rare items will be ingame. That's a pretty natural development.
 
Tibia Wiki: Has any plan to difficult players to catch level and decrease the amount of high levels in the game? A lot of high levels in game is something negative?
Eudocia: On principle, the amount of high levels in a game is not a negative thing. Players play the game and gain more levels. It's one of Tibia's features that there is really no end. The development of levels simply has to be regarded when creating content for Tibia. I am not aware of any plans to make it harder for people to level up, or to decrease the amount of high levels in any way.

 

Tibia Wiki: Currently, we've many items and quests to players up to level 250, Tibia is a game for mid-level players? Do you think the game loses the fun to high-level players, like above 400?
Eudocia: When developing content, we focus on the level ranges that most players are currently at, trying not to neglect the other level ranges. So Tibia offers quests and content for all level ranges. Lower levels, mid-levels and high levels. I'd be a bit surprised if a player above level 400 would actually not find a single thing to do in Tibia that would be fun or challenging.

 

Tibia Wiki: What is the difficulty to create content for very high level players?
Eudocia: Hmm... I would say it is connecting the quests to Tibia's lore. You have to make sure that you are not keeping an important development of the lore from most of your players. That's really a danger when you create content for very high level players. You cannot be sure that the majority of people will ever reach that point. So they might miss out on an important part of the story you are telling.

 

Tibia Wiki: How's going the changes in relation to the vocation balancing?
Eudocia: There are currently no concrete plans to actively work on vocation balancing. I would not expect anything in that direction in medium terms.

 

Tibia Wiki: In 2014, a new concept of vocation was presented to the players, you still work with this project or it has been abandoned?
Eudocia: I assume you are referring to the vocation definitions that were presented for discussion in a Dev Note back then. We are currently not working on this. I can't exclude though that this topic will never come up again. It is really not in our focus at the moment, though.

 

Tibia Wiki: For long time, players ask for an revision in vocations and this has already promised, but so far we haven't had anything in this, what are the difficulty to work in this area?
Eudocia: Tibia has been growing for 20 years - and with it, the vocations, the complexity of the game, and the players who have grown very accustomed to their characters, too. If you want to change anything, you have to be very very careful. You do not want to destroy anything for the players, and you simply cannot risk breaking anything in the game itself. The grown complexity is the biggest difficulty, I would say.

 

Tibia Wiki: What we can expect for the future of vocations? Has any dev note or something to share? We can expect news on this in 2017?
Eudocia: I would guess not. For the first half of 2017, I can pretty much exclude it already. For the second half, I remain pretty doubtful as well. It's not me making the decisions, though. Tibia's product management decides which projects will be worked on.

 

Tibia Wiki: Has any plan to revise old creatures? We can expect a return of the Council Board?
Eudocia: There is currently no plan for a retun of the Council Board, I would not rule it out categorically, though. Concerning the revision of old creatures, Í have not heard about any definite plans. So in the nearer future this will most likely not become a bigger topic.

 

Tibia Wiki: What was the idea behind the Ferumbras' Ascendant Quest? Do you believe that this may decrease the rarity of a boss, before exclusive in raids? There plans to create quests for other famous bosses?
Eudocia: Ferumbras Ascendant is a challenging quest, we would consider it content for the higher levels. The idea behind it was to develop a legendary topic a bit further, to continue telling a suspenseful story. I don't think that this newer questline decreases the value of Ferumbras or the importance of Ferumbras for Tibia. The questline is an extension of the story, and not a devaluation. It is indeed possible that something similar might happen with other famous bosses in the future.

 

Tibia Wiki: In your opinion, the challenges to kill bosses don't exist anymore? We know that players are more stronger and kill more faster nowadays, has any plan to revise the creatures spells, like with the AI, to give more difficult battles?
Eudocia: We indeed try to keep fighting in Tibia challenging, for example, by adding new spells to creatures. Throughout Tibia's past, every now and then creatures have received updates on their ways to make the life of players harder. It has happened this winter update, too.

 

Tibia Wiki: Many employees have shared the desire to create a craft-system in Tibia, you think we're close to that or we are still far?
Eudocia: The winter update brought the imbuing system to Tibia. A real crafting system in the sense of creating completely new items by combining different raw materials is rather far away, I would say, though. Some would argue that activities like baking a cake, for example, is a little bit of crafting in Tibia. :)

 

Tibia Wiki: How long does take for an idea to be discussed and implemented in the game? By what steps this idea must pass?
Eudocia: That can actually take a long time, depending on the topic of the idea. Sometimes a lot of research needs to be done, risks have to be analysed and evaluated. To give you a general estimate though, one idea can make it into the game in just one update cycle. Let's say we plan on implementing a new area. We discuss the idea, then it's decided, it gets built, it gets tested, bugs get fixed, it goes online. That could all happen in the course of about half a year.

 

Tibia Wiki: Do you believe that a new client can be the solution to the botters?
Eudocia: The solution for the botting problem cannot be one single element, in my opinion. Also the Tibia 11 client was not built with the focus on solving the botting problem. It was built to keep Tibia fit for the future.

 

Tibia Wiki: Finally, leave a message for all Brazilians and to the readers of this interview!
Eudocia: I hope you all are enjoying Tibia's content! Thanks for your interest, and a happy holiday season to Brazil! May 2017 be a great year!



#3
Leohant

Leohant

Entrevista interessante! Digo isso em relação a anterior que foi bem aquém! 

 

E realmente, criar conteúdo exclusivo para jogadores apenas 400+, é deixar uma parte daquela conteúdo exclusivo a poucos jogadores... Mas, esses poucos já estão virando muitos, e talvez, algo seria interessante. Tornaria a busca por level up ainda mais ampliada. 

 

Não sei se a economia melhorou com os Tibia Coins, mas foi de fato interessante dar uma rotatividade nelas com a possibilidade de venda no market. Já rolava o comércio negro mesmo e em todo jogo tem. Não é algo exclusivo, ou que dê para parar... Então, abraça o problema e trás para dentro do jogo.

 

Espero um dia algo assim com um sistema de pegar loot automático ou semi automático. Chegando em um certo nível, é extremamente irritante pegar loot 1-1. E vejo muitos players próximos usando programa apenas para isso. 

 

Eu mesmo em west de oramond, deixo tudo no chão. Me sinto um rico caçando lá e não pegando o loot... e chorando no final para repotar. Hahahahahaha



#4
Nesley Kent

Nesley Kent

Dessa vez eu gostei mais das respostas do que das perguntas. Acho que poderiam explorar mais o fato dela ser da equipe de conteúdo, mas ficou bem preso em "level, rush, store etc.". Eu gostaria de saber sobre áreas antigas etc, e só teve uma pergunta focada nisso (e nas criaturas antigas rs) enquanto foram 3 sobre a store... 

 

Sobre a questão da economia Tibiana, ela já foi destruída quando colocaram venda de runas nos NPCs (assim ninguém mais fica fazendo runa). Não foi a Store que mudou isso... talvez em mundos novos, a Store apenas acelerou o processo.

 

Não posso opinar quanto ao conteúdo de Level 400+, mas é no mínimo intrigante a líder de conteúdo jogar o jogo, ser level -100 e cobrada para criar conteúdo para os 400+. Sinceramente não acho que conheçam o próprio jogo (pelas postagens que vi no fórum durante o TS, muito level 400+ reclamando).

Mas adoraria ver conteúdo novo pra level -100 :)

 

Que conceito de vocações de 2014 é esse?

 

Mas o "padrão" das respostas foi: "isso é legal, bacana, estamos pensando nisso mas não agora sabe, não no momento, talvez no futuro, talvez não.."

🤗 😜

 

Acho que ficou faltando aquele feeling de mistério e expectativa das próximas atualizações... inclusive sobre o aniversário de 20 anos.

 

Mas no geral eu gostei, melhor do que a outra lá que o cara se esquivava mais rsrs



#5
Davix

Davix

Pois é, praticamente todas entrevistas tem a maioria de resposta genérica, que acaba ficando chato. Parece que é a política deles, serem chatos.

 

Também senti falta de perguntas mais focadas ao que ela faz. E, perguntar sobre bot e client já está ficando chato. Se o próprio Durin deu a resposta genérica de sempre, nenhum outro vai dar uma resposta diferente.



#6
Atlas

Atlas
Boa entrevista. Ela realmente se dispôs a dizer algo mais. Gostei mais das respostas do que das perguntas também, mas creio que as perguntas foram enviadas e ela respondeu depois. Isso dificulta que as perguntas possam ter nexo maior com as respostas.
Se assim ocorreu, é claro, uma entrevista simultânea poderia ser um caminho pra maior proximidade entre comunidade e CipSoft.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Editado por: Atlas, 28 de December de 2016 - 11:01


#7
Sanosuke'Matheus

Sanosuke'Matheus

Hauopa!

 

Obrigado pelo feedback, iremos levá-los em consideração em futuras entrevistas que faremos!

Alguns pontos que pode ser interessante:

 

Essa entrevista foi feita originalmente para o Count Tofifti, que era o líder da equipe e responsável pelo balanceamento do jogo. Com a saída dele da CipSoft, a entrevista foi dada para outro funcionário da CipSoft.

Ela foi escrita originalmente em maio, posteriormente revisada e enviada novamente em setembro, e recebemos a resposta agora em dezembro. A entrevista com o Durin foi enviada em novembro e recebida em dezembro, então não tinha como basear essa entrevista nas respostas do Durin.

E sim, a gente envia as perguntas, eles respondem e nos envia de volta.



#8
Seek Destroy

Seek Destroy

Hauopa!
 
Obrigado pelo feedback, iremos levá-los em consideração em futuras entrevistas que faremos!
Alguns pontos que pode ser interessante:
 
Essa entrevista foi feita originalmente para o Count Tofifti, que era o líder da equipe e responsável pelo balanceamento do jogo. Com a saída dele da CipSoft, a entrevista foi dada para outro funcionário da CipSoft.
Ela foi escrita originalmente em maio, posteriormente revisada e enviada novamente em setembro, e recebemos a resposta agora em dezembro. A entrevista com o Durin foi enviada em novembro e recebida em dezembro, então não tinha como basear essa entrevista nas respostas do Durin.
E sim, a gente envia as perguntas, eles respondem e nos envia de volta.


Quem sabe algum dia eles aceitam fazer uma entrevista "ao vivo" pelo skype ou qlqr meio de comunicação rápida.

Gostei da entrevista.

#9
Skiann Torphyx

Skiann Torphyx

Ufa, não vai ter "balanceamento" tão cedo, espero que nem tenha, senão acabam cagando nas vocações.


Editado por: Skiann Torphyx, 28 de December de 2016 - 15:29





0 usuário(s) está(ão) lendo este fórum

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membro(s) anônimo(s)